Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) realizou na sexta-feira (24/2), a aula inaugural do Projeto Sanitarista Junior, na Escola de Educação Básica 30 de Outubro, no Assentamento Rio dos Patos, em Lebon Régis. O programa é uma das ações de educação sanitária da instituição, que visa na formação de cidadãos mais conscientes sobre a defesa da agropecuária, tanto do ponto de vista econômico, quanto de saúde.

Os estudantes vão aprender como os cuidados com a sanidade animal, vegetal e a inspeção sanitária permitem o bom desempenho da atividade rural. Eles vão poder compreender que os produtos devem ser inspecionados e com isso, multiplicar o alcance do programa junto com a comunidade.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador

A presidente da companhia, Celles Regina de Matos, participou do evento, acompanhada por Adriane Biava, assessora da Casa Civil do governo do Estado, na região da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp); da supervisora regional de educação, a professora Izamara Novick Pinheiro; da diretora da escola Michele Carlin Padilha Silveira; do secretário municipal de Agricultura, Leandro Medeiros representando o prefeito Douglas Mello. 

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador

Para a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, o Projeto Sanitarista Junior faz parte da missão da companhia de levar educação sanitária em defesa agropecuária para a comunidade escolar. “Educar hoje para colher no futuro. Esse é um trabalho que os profissionais fazem pensando no futuro da agricultura familiar. O programa é executado junto às escolas, com o engajamento extremamente importante dos docentes e das prefeituras e por meio do qual, crianças e adolescentes entram em contato com o trabalho realizado pela Cidasc. É a partir disso que elas têm as primeiras noções sobre defesa agropecuária e da importância de ter uma produção de alimentos feitos com qualidade, da forma adequada, segura e respeitando as boas práticas de fabricação e o meio ambiente. Nossas crianças rurais são o futuro das propriedades catarinenses”, afirma Celles.

Pela Cidasc participaram também Luís Felipe Sperry Bratti, gestor do Departamento Regional da companhia em Caçador; Cristiane Torezan Franke, gestora administrativa financeiro; Sérgio Omar de Oliveira, engenheiro agrônomo e coordenador regional da agricultura; e Felipe Volpato, médico veterinário da Cidasc responsável no município.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador

+Sobre o Projeto Sanitarista Junior

O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda.

As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária. O projeto dispõe de material próprio, abordando temas como saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio-ambiente e promoção da saúde humana.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500