A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) através do departamento Regional de Joinville, realizou palestras para os alunos do curso de medicina veterinária, da Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina (UniSociesc). Cerca de 250 alunos participaram de duas palestras realizadas no dia 06/03 pelo médico veterinário Elivelton Bonato, com auxílio dos colegas Oscar Olívio de Faria Júnior e Dickson da Silva Portes.
O tema principal da palestra foi a Influenza Aviária, sendo versado sobre a situação atual em função dos focos recentes em oito dos 13 países da América do Sul; a situação da doença no mundo; sistemas de vigilância; prevenção; ações em focos; e seus impactos econômicos e sociais. Outras duas palestras serão realizadas durante o mês de março na mesma faculdade, com o intuito de repassar aos alunos o assunto.
Santa Catarina é o segundo maior produtor e exportador de aves do país e tem mais de cem mil propriedades que se dedicam à produção de aves. A Cidasc realiza a colheita de material para detecção de vírus destas síndromes respiratórias das aves em centenas de granjas, como parte do trabalho rotineiro da defesa agropecuária. Aproximadamente 850 milhões de aves produzidas no estado são destinadas ao abate anualmente.
Não há registros de Influenza Aviária no Brasil, mas há focos recentes em países vizinhos. Em Santa Catarina, o último foco registrado de Newcastle de alta patogenicidade ocorreu em 1984. A recomendação aos produtores é que mantenham suas aves isoladas de aves de vida livre, fazendo adaptações na estrutura dos viveiros.
Outra orientação é que entrem em contato com a Cidasc se houver mortandade de aves na propriedade ou se as aves apresentarem sintomas das doenças. Os sinais clínicos da Influenza Aviária e da Doença de Newcastle envolvem problemas respiratórios, nervosos e digestivos das aves.
Texto: Elivelton Luiz Bonato, médico veterinário da Cidasc de Joinville.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500