Para a região de Campos Novos, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) reforça o alerta aos produtores sobre a Influenza Aviária, também conhecida como Gripe Aviária, e estará na sessão da Câmara de Vereadores do município, no próximo dia 14 de março, às 19 horas, para orientar sobre os cuidados de prevenção da doença na região.
Aracéli Zanandrea, médica veterinária da Regional da Cidasc de Campos Novos informa sobre o atual senário da Influenza Aviária em países vizinhos e os cuidados para prevenir a entrada da doença no estado.
Clique aqui e ouça a matéria, da rádio Cultura de Campos Novos.
Santa Catarina reforça as medidas para prevenir a entrada da doença no estado:
Em decorrência do aumento dos casos de Influenza Aviária registrados em países da América do Sul, e devido às recentes confirmações de casos na Argentina e no Uruguai, a Secretaria de Estado da Agricultura publicou uma Nota Técnica reiterando o Alerta Máximo às medidas de biosseguridade para avicultura em Santa Catarina.
A Secretaria de Estado da Agricultura e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) também publicaram uma portaria suspendendo todos os eventos que envolvem aves por 90 dias, para evitar a entrada da Influenza Aviária.
Recomendações:
– A recomendação visa manter as aves dentro dos galpões, sem acesso a áreas externas, até que os focos detectados na América Latina estejam sob controle;
– Os produtores devem garantir a proteção dos plantéis e reforçar as demais medidas de biosseguridade, evitando ou proibindo visitas de pessoas estranhas ao sistema de produção.
Esta medida se torna necessária, uma vez que, a entrada de Influenza Aviária nos sistemas de produção comerciais poderá acarretar imensos prejuízos a toda cadeia produtiva catarinense e nacional.
Autor: Edi Carlos Moresco – Rádio Cultura.
Santa Catarina está em alerta contra a Influenza Aviária
Estamos em alerta contra a influenza aviária e todos podem colaborar com a prevenção desta doença, que não tem casos registrados no Brasil.
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e os órgãos de defesa sanitária intensificaram as medidas de prevenção da Influenza Aviária, também conhecida como “gripe aviária”, doença que afeta as aves e que não existe no Brasil.
Agora, o trabalho realizado pelos profissionais da Cidasc no Estado está no aumento das ações de vigilância e no reforço das medidas de biosseguridade pelos produtores, para mitigar os riscos de ingresso e disseminação da doença no Estado.
Como ajudar?
A gripe aviária é uma doença de notificação obrigatória e já foi registrada em países vizinhos. A doença tem impacto devastador na avicultura, podendo trazer enormes perdas para o produtor e para Santa Catarina.
Ao encontrar aves silvestres mortas ou doentes, não toque nesses animais! Acione os órgãos competentes!
Caso identifique aves de criação com sintomas de influenza aviária ou se perceber mortandade acima do normal entre estas aves (galinhas, codornas, perus, etc.), entre em contato com a Cidasc pelo 0800 643 9300 (telefone específico para notificação de suspeita ou de ocorrência de doença animal) ou ainda para a Polícia Militar (PM) através do número 190, que fará o devido encaminhamento.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500