Foto: Cidasc de Tubarão

Em 8 de março foi iniciado à execução do Projeto Sanitarista Acadêmico junto à Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), com palestra sobre o papel da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), através das áreas de Defesa Sanitária Animal (DSA) e do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da companhia na prevenção à Influenza Aviária.

Em face da recente confirmação de casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP – vírus H5N1) em aves silvestres na Argentina e no Uruguai, o Estado, por intermédio da Cidasc, reforçou a necessidade dos trabalhos de prevenção com vigilância sanitária ativa, com fortalecimento da fiscalização, e passiva, que é a comunicação da doença por produtores e pelos cidadãos que percebam sintomas em aves caseiras ou silvestres. A Influenza Aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente aves domésticas e silvestres. 

Foto: Cidasc de Tubarão

Ao perceber aves com sinais respiratórios, nervosos, digestivos ou alta mortalidade, inclusive em aves de vida livre, a informação deve ser feita imediatamente ao Serviço Veterinário Oficial municipal, nos escritórios da Cidasc ou pela internet. Até o momento, nenhum caso de gripe aviária foi confirmado no Brasil, embora haja riscos, principalmente, devido à migração de aves silvestres que deve ocorrer entre os meses de abril e maio.

A palestra foi ministrada pelos médicos veterinários, Luiz Otávio Mariano Galvão da Silva, da área de DSA e Priscilla Gomes de Souza, da área do SIE, que abordaram temas como: enfoques sobre a doença Influenza Aviária (IA); patogenia (estudo da origem das doenças ou das condições que presidem ao desenvolvimento da doença); formas de transmissão; mapa atual da distribuição da influenza; ações da Cidasc na prevenção à Influenza Aviária e os métodos emergenciais para prevenir a entrada da doença no Estado.

Para a veterinária Priscilla é fundamental a participação dos técnicos da área de Defesa Sanitária Animal nas ações de vigilância ativa com fiscalizações e métodos eficazes de controle.

Foto: Cidasc de Tubarão

Santa Catarina é referência em Sanidade Agropecuária, primando pela segurança alimentar com foco no fomento à saúde única, e neste sentido o Serviço de Inspeção Estadual exerce papel fundamental, destacou o veterinário Luiz Otávio.

Da Unisul, a médica veterinária Carla Jovania Pereira, destacou a parceria entre as Instituições e ressaltou a importância da educação sanitária na formação curricular, que o Projeto Sanitarista Acadêmico é muito bem-vindo à Universidade.

Para o Gestor Regional, Vanderlei Machado, tanto a Cidasc como a Unisul tem uma marca indelével pelos seus feitos à sociedade.

Colaboração: Hélio Medeiros Leandro, Departamento Regional da Cidasc de Tubarão.

Foto: Cidasc de Tubarão

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500