Foto: Departamento Regional de Concórdia

Em sua estratégia de prevenção da influenza aviária, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) tem promovido diversas ações de educação sanitária. Uma delas foi realizada no dia 14 de março, com palestra direcionada a estudantes de medicina veterinária, de agronomia e do técnico agrícola, nas dependências do Instituto Federal Catarinense em Concórdia. 

As médicas veterinárias Marisa Macagnan, Vanessa Lucca Alano e Franciele Gado (gestora do Departamento Regional de Concórdia) apresentaram um panorama da doença, detectada em diversos países vizinhos, mas não no Brasil. Nos países em que o vírus foi detectado, houve mortandade de aves silvestres e em algumas localidades perdas na avicultura comercial, porém não houve quase nenhum impacto na saúde humana. 

Foto: Departamento Regional de Concórdia

Na palestra, as profissionais da Cidasc informaram sobre os sintomas da gripe aviária e o que os produtores devem fazer caso identifiquem estes sinais nas aves. Fotos foram usadas como material de apoio, ilustrando os possíveis sintomas respiratórios e nervosos aos quais é preciso estar atento. Quando eles se manifestam, a Cidasc deve ser notificada. 

Foto: Departamento Regional de Concórdia

“A palestra no IFC foi muito valiosa para esse momento de alerta para a Defesa Sanitária Animal, facilitando a difusão da informação. São estudantes de vários municípios do Estado e até de outros estados e grande parte filhos de produtores. Desta forma, foram orientados a levar a informação para os seus familiares a fim de intensificar as medidas de biosseguridade”, explica a médica veterinária Vanessa Lucca Alano. 

Entre as recomendações de biosseguridade estão a proibição de visitantes nas granjas, a desinfecção de veículos e o controle de pragas. Também é fundamental o telamento e cercamento da área destinada às aves de criação, de modo a evitar que elas tenham contato com aves de vida livre. O apoio da população é importante para prevenir a entrada da influenza e para que as suspeitas sejam notificadas o quanto antes, permitindo uma ação rápida do serviço de defesa agropecuária.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom