
Em 2022, a Prefeitura Municipal de Irineópolis instituiu o grupo de trabalho de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA), do qual a Cidasc é uma das integrantes. Neste mês de março, o grupo trabalhou em conjunto com o programa Saúde na Escola, levando palestras aos estudantes do ensino fundamental de 3° a 9° ano.
A engenheira agrônoma da Cidasc Maritza Martins Mansani participou da atividade em 14 turmas do Grupo Escolar Dalmo Edson Sfair, totalizando 386 alunos atendidos e mais de três horas de interação. Nestes encontros, Maritza falou sobre segurança no uso de agrotóxicos, enfatizando a exigência de uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) na aplicação destes produtos.

A presença da Cidasc nas escolas, por via de projetos como este ou projetos próprios, tem como objetivo fazer a educação sanitária e formar multiplicadores. Os estudantes tornam-se também fonte de informação para suas famílias e contribuem para que os melhores padrões do ponto de vista sanitário sejam adotados na produção agropecuária.
“Palestras como estas em Irineópolis exigem muito de cada profissional, pois foram 15 minutos de completa interação em cada turma, ou seja três horas e meia de fala intensa. Utilizamos uma linguagem que atenda aquela turminha, cada um com sua peculiaridade de idade. Cansativo, mas sem dúvida muito gratificante”, conta Maritza Martins Mansani.
Nas ações de educação sanitária com escolares, sempre se busca adequar a apresentação à faixa etária dos estudantes, tentando manter o caráter lúdico das atividades para envolvê-los no tema.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500