Nesta terça-feira, 28 de março, será realizado o workshop Segurança Fitossanitária, promovido pela Associação Catarinense de Empresa Florestais (ACR) será 100% presencial e ocorrerá nas dependências do Centro de Ciências Agroveterinárias da Udesc, em Lages/SC. O evento conta ainda com apoio da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), do Fundo Nacional de Controle de Pragas Florestais (Funcema), da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O colaborador da Cidasc, engenheiro agrônomo Paulo Borba, apresentará os resultados do Programa Estadual de Monitoramento da Vespa-da-madeira (Sirex noctilio) no ano de 2022.

O Programa Estadual de Monitoramento da Vespa-da-madeira, retomado em 2022, têm ações previstas para os próximos quatro anos, período em que se objetiva a redução dos prejuízos econômicos causados pelo inseto e aumento da conscientização dos reflorestadores sobre a importância da realização do manejo adequado das suas florestas.

Este inseto (Sirex noctilio) perfura o tronco das árvores de pinus e ali deposita seus ovos, que se transformam em larvas e danificam a madeira. A principal forma de controle é a aplicação de um produto biológico chamado Nematec, desenvolvido pela Embrapa a partir do nematóide Deladenus siricidicola. 

Através de emenda parlamentar, foram garantidos recursos para a Cidasc efetuar a compra do produto e distribuí-lo gratuitamente aos pequenos produtores de pinus em Santa Catarina. A mesma emenda permitiu também adquirir três drones, usados para identificar árvores afetadas pela praga. 

Inscrições

Estudantes, professores, profissionais de empresas associadas e de entidades parceiras têm desconto no valor da inscrição. Interessados devem entrar em contato com a ACR através do email: bruno@acr.org.br, WhatsApp: (49) 9156-0675; ou acessar ir direto no endereço web para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSetr3zVCyxnnoi7EH4kUcZHCycnGTYCBHG-u18ngNoiBkoW9A/viewform

Programação

A programação do workshop está dividida em dois blocos (manhã e tarde). A abertura será às 8h, com a presença do presidente da ACR, José Mário Ferreira, e do diretor-executivo da associação, Mauro Murara Jr.

manhã:

  • Vantagens do uso de drones na pulverização de áreas florestais, com o professor Dr. Marcos Benedito Schimalski (curso de Engenharia Florestal do CAV/Udesc)
  • Tendências tecnológicas para operações de defesa e proteção florestal, com o professor Dr. Jean Sanpietro (curso de Engenharia Florestal do CAV/Udesc); 
  • Prevenção e monitoramento à Vespa-da-Madeira, com a Dra. Mariane Nickele (Funcema);
  • Prevenção e combate ao pulgão gigante e formigas cortadeiras, com o Dr. Wilson Reis (Epagri); 
  •  Defesa sanitária vegetal – viveiros e pragas de interesse agroflorestal, com Paulo Borba (Cidasc)

tarde:

  • NIMF 15 e Portaria 385/2021 – Tratamento fitossanitário/pragas quarentenárias, com Alan Rizzoli e Caio Simão (Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas do Mapa); 
  • Análise de risco social e ambiental: oportunidades e desafios para setor de florestas plantadas, com Diego Camelo (Ibá); 
  • Uso de radar para detecção de ninhos de formigas cortadeiras, com Mariane Camargo (Klabin).

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500