Foto: Cidasc Itajaí.

Nos dias 27 e 28 de março, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), através do Departamento Regional de Itajaí, realizou em São José e Tijucas treinamento teórico e prático sobre pilotagem de drone para utilização nos sítios de aves migratórias. O objetivo foi otimizar as atividades de vigilância e de defesa agropecuária, assim como na prevenção contra a Influenza Aviária.

Foto: Cidasc Itajaí.

O técnico em agropecuária, Diego Vinícius Gonçalves, do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal (DEDEV), ministrou o treinamento aos colegas Letícia Solek Teixeira (médica veterinária), Fábio José Goulart Dainez (médico veterinário), e Felipe de Oliveira (técnico agrícola) que, a partir de agora, estão habilitados a operar o aparelho, tanto para uso vigilância das aves migratória, quanto também em outras atividades ligadas à Defesa Agropecuária em que a tecnologia se faz necessária. O curso abordou na teoria e, na prática, a manutenção, detecção de defeitos e reparo ao nível de usuário desses equipamentos.

Foto: Cidasc Itajaí.

Após a análise das imagens capturadas pelo aparelho é possível analisar o comportamento das aves silvestres na intenção de avaliar o estado geral de saúde destes animais na busca de possíveis sinais clínicos compatíveis com a Influenza Aviária.

Foto: Cidasc Itajaí.

O uso de novas ferramentas tecnológicas na atividade de fiscalização agropecuária, como a utilização dos drones, é fundamental para o aumento da efetividade das ações da Cidasc, pois possibilita a otimização da força de trabalho e contribui para a melhoria do sistema de vigilância.

Foto: Cidasc Itajaí.

Colaboração: Cleverson Fiamoncini Cordeiro, médico veterinário da Cidasc Itajaí.

Foto: Cidasc Itajaí.

Saiba mais sobre o uso de drones na defesa agropecuária:
A realização do treinamento faz parte do recurso adquirido por meio da Emenda Parlamentar Impositiva, n.º 2024, PL./0374.6/202, de autoria do Deputado Estadual, Valdir Cobalchini, que previu a aquisição de três drones que serão utilizados no Programa Estadual de Monitoramento da vespa-da-madeira (Sirex noctilio).

Além do programa da vespa-da-madeira, os drones são importantes equipamentos que facilitarão o monitoramento e investigação da ocorrência de doenças e pragas, fiscalização do trânsito de artigos regulamentados, ações de vigilância e demais fiscalizações na área de defesa sanitária animal e vegetal.

No âmbito nacional, paulatinamente os drones vêm sendo utilizados pelos órgãos de defesa agropecuária. Dessa forma, a Cidasc se mantém na vanguarda da saúde única, trazendo agilidade e economia ao Estado.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500