A vespa da madeira é uma praga que ataca florestas de pinus e que encontra nesta época do ano condições favoráveis para sua proliferação. Por isso, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e a Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR) estão reforçando entre os produtores a necessidade de monitoramento e controle da praga.
A reportagem da ACAERT ouviu o engenheiro agrônomo da Cidasc, Paulo de Borba, sobre as ações do Programa Estadual de Monitoramento da Vespa-da-Madeira. Você pode ouvir o boletim neste link.
A vespa (sirex noctilio) perfura o tronco das árvores de pinus e ali deposita seus ovos, que se transformam em larvas e danificam a madeira. A principal forma de controle é a aplicação de um produto biológico chamado Nematec, desenvolvido pela Embrapa a partir do nematóide Deladenus siricidicola.
Através de emenda parlamentar, foram garantidos recursos para a Cidasc efetuar a compra do produto e distribuí-lo gratuitamente aos pequenos produtores de pinus em Santa Catarina. A mesma emenda permitiu também adquirir três drones, usados para identificar árvores afetadas pela praga. Algumas delas são selecionadas e toretes desta madeira recebem aplicação do nematóide e são mantidas pela Cidasc em ambiente controlado para avaliar o ciclo da vespa-da-madeira e a eficácia do controle desta praga.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500