A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), através do Departamento Regional de São Lourenço do Oeste, realizou a segunda aula do projeto de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária – “Sanitarista Acadêmico”, no dia 13/4 (quinta-feira), voltado para as Universidades de Santa Catarina, para os estudantes técnicos em agropecuária do Centro de Educação Profissional (Cedup) de Campo Erê. As duas turmas do 3.º ano desenvolveram atividades teóricas e práticas em apicultura.
As atividades ficaram a cargo da médica veterinária Raquel Dettmer da Unidade Veterinária Local (UVL) de Maravilha, que executa ações dentro do programa de sanidade apícola. A primeira parte foi teórica e a segunda prática, onde os quase 50 alunos foram divididos em três grupos para melhor aproveitamento da atividade. Também participaram da ação os médicos veterinários Juliano Cano e Milton Kasper do Departamento Regional da Cidasc de São Lourenço do Oeste, responsáveis pelo projeto na escola.
Conforme a médica veterinária Raquel Dettmer, a criação de abelhas vem crescendo todos os anos e os futuros profissionais precisam estar preparados para desenvolver ainda mais a atividade apícola e preservar o ecossistema das abelhas. “As abelhas podem ser fonte de renda para os apicultores, além disso, prestam um serviço ambiental essencial através da polinização, viabilizando a produção de diversas culturas agrícolas e a preservação da vegetação nativa. A fruticultura, atividade de grande impacto econômico em várias regiões de Santa Catarina, é uma das maiores beneficiadas”, destaca Raquel.
Milton Kasper explica que todos os produtores de abelhas devem cadastrar suas colmeias na Cidasc. A partir do cadastro, os profissionais da companhia conseguem fazer o acompanhamento do saldo de abelhas e rainhas, visando identificar uma eventual mortandade de abelhas e a causa do problema. “A criação de abelhas nativas (sem ferrão) também deve ser registrada”, frisa Kasper.
“O transporte de colmeias e rainhas merece atenção, pois é necessário emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) antes de transportar os animais”, alerta o médico veterinário Milton Kasper.
+“Sanitarista Acadêmico”
O Projeto Sanitarista Acadêmico, idealizado pela equipe da Cidasc para aproximar o setor educacional e a defesa agropecuária foi lançado, no dia 08 de junho de 2021, e apresentado para universidades e escolas técnicas de Santa Catarina. O evento, realizado no formato on-line, aproximou o setor público e privado, com objetivo de formar uma aliança na área de defesa agropecuária, por ações conjuntas com as instituições como: palestras e futuros projetos de pesquisa, além de contribuir com a formação dos futuros profissionais do setor agropecuário, propiciando conhecimentos sobre a defesa agropecuária e o fortalecimento de redes de trabalho colaborativo.
Com o Sanitarista Acadêmico, a Cidasc busca se aproximar da educação técnica e superior, contribuindo com a importância do trabalho da Cidasc na promoção da saúde pública, do bem-estar animal e na preservação do meio ambiente.
A intenção do projeto é não se restringir aos cursos mais próximos do campo, como Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia, abrangendo também outras especialidades no campo da saúde, uma vez que cuidar da sanidade animal e vegetal é também promover a saúde humana. Apoiado sob a ótica de One Health (Saúde Única), definida pela FAO/OIE/OMS, o projeto visa demonstrar a importância e o potencial da saúde animal, sanidade vegetal, e segurança dos alimentos para a sociedade.
O Sanitarista Acadêmico prevê, ainda, difundir os valores, a cultura e o papel da agricultura de Santa Catarina, bem como o seu potencial para gerar qualidade de vida, com a preservação, equilíbrio ambiental e produção de alimentos seguros.
A defesa agropecuária, que em Santa Catarina é de responsabilidade da Cidasc, é essencial para que o alimento oferecido à população seja seguro para consumo. Programas de educação sanitária, como o Sanitarista Acadêmico, buscam mostrar a relevância deste serviço para o bem-estar das pessoas e também para o bom desempenho das atividades econômicas ligadas ao meio rural.
Ficou interessado?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br
+Inf.: https://www.cidasc.sc.gov.br/educacao-sanitaria/sanitarista-academico/
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500