A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), através do Departamento Regional de Concórdia, por meio do Programa Sanitarista Júnior, como parte do mês alusivo à “Saúde dos Animais de Produção”; em consideração à Lei Estadual n.º 18.484/2022, que institui o mês de maio como aquele dedicado às ações de promoção da saúde dos animais de produção em Santa Catarina, com ênfase na conscientização sobre as Doenças de Notificação Obrigatória (DNO); bem como produção sanitariamente segura de alimentos, desenvolveu atividades na Escola Básica Municipal Irmão Miguel, em Concórdia, para as turmas do quarto e do sexto ano.
A palestra intitulada “Inspeção, Saúde Animal e Doenças Transmitidas pelos Animais” foi ministrada pelas médicas veterinárias Gisele Bertol Rosa e Patrícia dos Santos Coutinho, da Cidasc de Concórdia, da área de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Deinp), e foram acompanhadas por Valdecir dos Santos, administrativo, na companhia da médica veterinária Fernanda Zordan Fontana, da área de Defesa Sanitária Animal, responsável pelo Programa Sanitarista Júnior, no município de Concórdia.
A médica veterinária Patrícia dos Santos Coutinho explicou para as crianças e professores os diferentes níveis de Sistemas de Inspeção: Federal (SIF), Estadual (SIE) e Municipal (SIM). Foram mostradas as diferenças entre os estabelecimentos de Produção de Produtos de Origem Animal Inspecionados e adequados à Legislação Sanitária Vigente e os estabelecimentos clandestinos, encontrados nas fiscalizações realizadas pelos médicos veterinários do Serviço Médico Veterinário Oficial.
Foi abordado e exemplificado o conceito de Saúde Única, no qual todos estão inseridos, com o objetivo primordial da manifestação e manutenção da saúde dos animais, meio ambiente e humana. A médica veterinária Gisele Bertol Rosa explicou sobre algumas zoonoses, transmitidas, principalmente, pelo consumo de alimentos contaminados, sem procedência e origens duvidosas: Teníase, Tuberculose, Brucelose, Salmonelose e Listeriose.
As crianças e professores receberam orientações sobre o consumo de produtos com inspeção, oriundos de estabelecimentos devidamente registrados nos Sistemas de Inspeção e demais cuidados para prevenção dessas doenças. Foram entregues folders educativos da coordenação de Inspeção de Produtos de Origem Animal.
Após a atividade teórica, as crianças e professores participaram de uma degustação de queijos e salame patrocinados e fornecidos por estabelecimentos com SIE, registrados da região: Laticínios Vitória – SIE 665 e Frigorífico Varpi – SIE 382. Na ocasião puderam observar na prática os rótulos e Selo de Inspeção destes produtos. Participaram da palestra 32 alunos, seis professores e funcionários públicos. A aula, no dia 17 de maio, iniciou às 14 horas e a atividade teórica é prática teve uma duração de duas horas.
Colaboração: Fernanda Zordan Fontana, médica veterinária da Cidasc.
+Sobre o Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.
Mais de 15 mil estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Junior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio-ambiente e promoção da saúde humana.
O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.
Ficou interessado?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500