Foto: Cidasc Joinville.

Nos dias 15 e 16 de maio, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), através do Departamento Regional de Joinville, e a UniSociesc, Campus Boa Vista, em Joinville organizaram apresentações sobre Saúde Única e Segurança Alimentar com objetivo de celebrar o Mês da Promoção da Saúde dos Animais de Produção. O tema foi “Rebanho Leiteiro – Inspeção Sanitária do Leite e Saúde Única” para os acadêmicos do 5º semestre de Graduação de medicina veterinária, na disciplina de Inspeção de Produtos de Origem Animal.

Foto: Cidasc Joinville.

Os médicos veterinários da Cidasc, Andrea de Queiroz Brundo e Elivelton Luiz Bonato, apresentaram o Programa Nacional de Qualidade do Leite e o Programa Nacional de Controle e Erradicação de Tuberculose e Brucelose Animal. Explicaram as normas estaduais que dão competência de atuação da Cidasc no Serviço de Inspeção Estadual e na Defesa Sanitária Animal, detalhando o trabalho feito nos matadouros frigoríficos de bovinos e bubalinos de coleta de material para diagnóstico confirmativo de lesões sugestivas de tuberculose e coleta de sangue para vigilância ativa de brucelose. 

Foram mostradas as lesões de tuberculose em abate e como são feitos os testes nos demais animais das propriedades positivas, para a triagem de infectados e realização de saneamento do foco da doença. Detalhada a Portaria SAR 44/20, com foco no rebanho leiteiro catarinense, instituindo normas complementares para as propriedades rurais fornecedoras de leite para estabelecimentos registrados no serviço de inspeção oficial – municipal (SIM), estadual (SIE) ou federal (SIF), localizados no Estado de Santa Catarina. Explicando os formulários de fiscalização do SIE, de propriedade leiteira (aplicado no produtor rural fornecedor) e de qualidade do leite (aplicado no estabelecimento sob SIE).

E por fim, foi apresentado o fluxo de informações que há entre a Cidasc e a Diretoria da Vigilância Epidemiológica (Dive) da Secretaria Estadual de Saúde, para controle de Tuberculose Humana de Origem Zoonótica e Brucelose Humana.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500