Foto: Departamento Regional de Caçador

Os alunos da Escola Nucleada Municipal Silva Paranhos, de Rio das Antas, tiveram uma aula diferente no dia 26 de maio. O grupo e a professora Daiane Xumadelo visitaram uma propriedade rural certificada como livre de brucelose e tuberculose para uma aula prática, acompanhados pelos médicos veterinários da Cidasc Felipe Volpato e Rafael Zardo. 

A visita foi parte da segunda aula do Programa Sanitarista Junior no ano letivo de 2023, dedicada às doenças dos bovinos. Os estudantes aprenderam sobre a febre aftosa e a doença da vaca louca, que não são registradas em Santa Catarina, e também sobre a raiva, a brucelose e a tuberculose. 

Foto: Departamento Regional de Caçador

A propriedade da produtora Ivanize Otília Michels Gaio, onde a aula aconteceu, é certificada como livre de brucelose e tuberculose. Isto significa que o rebanho foi testado num intervalo entre seis e 12 meses e obteve dois resultados negativos. Estas doenças são zoonoses (são transmissíveis ao ser humano) e as bactérias que as provocam podem ser transmitidas pelo consumo do leite não fervido nem pasteurizado vindo de um bovino contaminado. 

A aula prática abordou ainda a prevenção da raiva, outra zoonose. Os profissionais da Cidasc mostraram diferentes tipos de morcegos conservados em formol. A espécie hematófaga (que se alimenta de sangue) Desmodus Rotundus é vetora do vírus causador da doença e pode transmiti-lo a animais como bois, cavalos, ovelhas, cães e gatos ao mordê-los para se alimentar. A diferenciação é importante porque há espécies de morcegos com papel ambiental importante na polinização ou dispersão de sementes. 

A Cidasc monitora a existência de morcegos nas propriedades rurais para fazer a prevenção da raiva e orientar os produtores. A doença não tem cura ou tratamento, mas pode ser evitada vacinando os animais para proteger também os humanos. As aulas do projeto Sanitarista Junior tem como objetivo conscientizar as novas gerações sobre estes cuidados preventivos, impactando positivamente a sanidade animal e a saúde pública em Santa Catarina.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500