Foto: Departamento Regional da Cidasc de Orleans.

A médica veterinária Carmem Regina Vieira, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Orleans, palestrou durante o IX Seminário de Zoonoses do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave). O evento aconteceu na quinta-feira (15/06), e foi organizado pelos acadêmicos do curso de medicina veterinária da Unibave, no Centro de Vivências do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, Campus Unibave, em Orleans. 

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Orleans.

A profissional palestrou sobre mormo e abordou a epidemiologia da doença, sinais e sintomas, profilaxia, bem como a importância da notificação de casos suspeitos, além de legislação e questões éticas que envolvem o tema. Prestigiando o evento, esteve o gestor, agrônomo da Cidasc, Daniel Remor Moritz e o coordenador do Departamento Regional de Criciúma, o médico veterinário José Henrique de Oliveira.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Orleans.

O evento teve o objetivo de promover um evento técnico-científico de extensão universitária que discuta conhecimento técnico de algumas enfermidades zoonóticas e o papel do médico veterinário na saúde pública. Foram abordados temas relacionados à raiva, mormo, tuberculose, brucelose, complexo teníase-cisticercose e clamidiose: uma revisão integrativa sobre os aspectos da zoonose.

As zoonoses são enfermidades naturalmente transmitidas de animais aos homens. Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (WHO) cerca de 75% das infecções emergentes em humanos são provenientes de animais ou de produtos de origem animal. O conhecimento técnico dessas enfermidades é de fundamental importância para a prevenção e controle dessas patologias.

A emergência de novas enfermidades e a reemergência de enfermidades sob controle, se apresentam como um dos principais desafios das equipes de saúde, e a grande maioria dessas enfermidades são zoonoses.

A saúde humana, saúde animal e saúde ambiental são indissociáveis e fazem parte do novo paradigma, conhecido como saúde única. Neste conceito a troca de conhecimento entre os diversos profissionais da saúde é fundamental.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500