Foto: Departamento Regional da Cidasc de Tubarão.

O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Tubarão, para qualificar seus profissionais, promoveu, em 15 de junho, um treinamento para os técnicos das áreas de Defesa Sanitária Animal e Vegetal. A capacitação “Treinamento para controle de ARP (Remotely Piloted Aircraft System) – Conceito e utilização do equipamento”, na utilização de drones nas atividades de Defesa Agropecuária. A operação aborda na teoria e, na prática, a manutenção, a detecção de defeitos e o reparo por parte do usuário deste equipamento.

Os drones são importantes equipamentos, que vêm sendo utilizados em âmbito nacional pelos órgãos de defesa agropecuária, e a Cidasc buscando e prezando pela saúde única, se adianta ao processo para facilitar o monitoramento e investigação da ocorrência de doenças e pragas, fiscalização do trânsito, ações de vigilância e demais fiscalizações na área de defesa sanitária animal e vegetal.

A capacitação prioriza a pilotagem de drone para utilização em diversas atividades, inicialmente estão sendo utilizados nos sítios de aves migratórias e nos monitoramentos de plantações. O objetivo é otimizar as atividades de vigilância e de defesa agropecuária, assim como na prevenção contra a Influenza Aviária.

O treinamento foi ministrado pelo técnico em agropecuária, Diego Vinícius Gonçalves, do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal (Dedev) da Cidasc. Participaram da prática os auxiliares, Luiz Francisco de Carvalho e Renilton Damian, os médicos veterinários, Ângela Zimmermann e Luiz Otávio Mariano Galvão da Silva e os engenheiros-agrônomos, Janice Ebel e Ricardo Miotto Ternus.

Para as responsáveis pelas áreas de Defesa Sanitária Animal e Vegetal da Cidasc, Angela Zimmermann e Janice Ebel, os drones são importantes instrumentos de auxílio às atividades e vieram para complementar a excelência dos trabalhos exercidos no Estado.

Santa Catarina está em alerta contra a Influenza Aviária, conhecida como “gripe aviária”, doença que afeta as aves. O trabalho realizado pelos profissionais da Cidasc no Estado tem como foco o aumento das ações de vigilância e reforço das medidas de biosseguridade pelos produtores, para mitigar os riscos de ingresso e disseminação da doença.

Colaboração: Hélio Medeiros Leandro, Departamento Regional da Cidasc de Tubarão.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500