Foto: Departamento Regional da Cidasc de Itajaí.

“Controle higiênico sanitário de moluscos bivalves e monitoramento das áreas de maricultura” foi o tema da palestra do médico veterinário da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Juliano Ebert, no dia 30 de junho, durante o Fórum Internacional da Pesca e Seminário de Maricultura. O encontro integrou a ExpoMAR – Pesca, Maricultura & Logística, que aconteceu nos dias 29 e 30 de junho, em Itajaí. 

Ebert é responsável pela Unidade Veterinária Local (UVL) da Cidasc de São José e coordenador substituto da coordenação Estadual de Sanidade de Animais Aquáticos e apresentou o tema, juntamente com Robson Ventura de Souza, pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). 

O Estado de Santa Catarina se destaca na produção de animais aquáticos, principalmente na criação de moluscos bivalves. Setores como a ranicultura, carcinicultura e a piscicultura também possuem importância significativa para a economia do estado. Dessa forma, atividades que visam proteger e manter a condição sanitária desses animais devem ser empregadas para fortalecer  o setor e proteger a população que consome os produtos por eles gerados.

Atualmente a competência da sanidade pesqueira e aquícola é conferida ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). No Estado de Santa Catarina, o órgão responsável por executar as atividades de Defesa Sanitária Animal é a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). Clique aqui para mais informações sobre Defesa Sanitária Animal – Sanidade dos Animais Aquáticos. 

Participaram do evento, pela Cidasc, o médico veterinário e gestor do Departamento Regional da Cidasc de Itajaí, Cleverson Fiamoncini Cordeiro; a médica veterinária Daisy Brodbeck Mendieta Cordeiro, do Departamento Regional da Cidasc de Itajaí; a médica veterinária, Geisa de Oliveira, coordenadora Estadual de projetos; Débora Veiga de Oliveira, coordenadora Estadual de Inspeção de Pescados e Derivados; e o diretor Institucional da Cidasc, Marcos Pacheco. 

A ExpoMAR – Pesca, Maricultura & Logística, aconteceu nos dias 29 e 30 de junho, no Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Itajaí. O evento é o palco ideal para negócios, estratégias para o setor, tendências, perspectivas, tecnologias e assuntos técnicos. O objetivo é reunir todas as cadeias produtivas e de negócios que atendem a pesca, a maricultura e a logística. Uma oportunidade de debates, análise de tendências, geração de conhecimento, construção de pautas comuns e negócios.

+ExpoMAR

A ExpoMAR é realizada em parceria com o Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem o apoio do Ministério da Pesca, da Secretaria de Estado da Agricultura de Santa Catarina, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Federação dos Pescadores do Estado de Santa Catarina, Associação Catarinense de Aquicultura (Acaq), Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), Prefeitura de Itajaí e Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura (Conepe).

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500