Nesta terça-feira, 11 de julho, a médica veterinária da Cidasc Simone Senger foi recebida pelo secretário de Agricultura e Pesca de Balneário Barra do Sul, Rafael de Souza Silvano, e pela médica veterinária do município Isadora Maria de Souza Oliveira Hainosz. Em pauta, as medidas de prevenção à Influenza Aviária, doença registrada até o momento em apenas uma ave silvestre em Santa Catarina, na cidade litorânea de São Francisco do Sul.
A Cidasc buscou a parceria com a prefeitura para a educação sanitária dos pescadores, preparando-os sobre como proceder se aves migratórias doentes forem identificadas na região. Caso animais com suspeita de influenza aviária sejam encontrados em praias ou parques naturais, a recomendação é que a população não toque nos animais e comunique a Cidasc pelo 0800 643 9300 ou faça a notificação pela internet no SISBRAVET (o link pode ser acessado digitando no navegador o atalho bit.ly/SISBRAVET ).
Outro aspecto que tem sido tratado com as prefeituras é obter local para necropsia de aves com suspeita de contágio pela influenza aviária e o descarte das carcaças de animais em local adequado, de modo a preservar a saúde pública, ambiental e economia do estado de Santa Catarina.
As aves migratórias podem disseminar o vírus da influenza e por isso a prevenção, com apoio de toda sociedade, é fundamental neste momento. Com medidas de biosseguridade, é possível evitar que focos da doença atinjam aviários comerciais, o que impactaria a produção e exportação de frangos.
Apesar do nome complexo, as medidas de biosseguridade são simples:
- não visitar granjas produtoras de aves;
- não adquirir aves de procedência desconhecida;
- transportar aves sempre com a Guia de Trânsito Animal (GTA);
- manter as aves de produção sem contato com aves de vida livre;
- notificar casos suspeitos de influenza aviária à Cidasc ou pelo SISBRAVET.
Consumo seguro
O consumo de carne de aves e ovos é seguro. Adquira estes produtos sempre com selo de inspeção (municipal, estadual ou de abrangência federal), que garante ao consumidor que a carne é de procedência conhecida e que foi processada seguindo normas sanitárias para que o produto seja seguro ao consumo humano.
Quando notificar a Cidasc?
Caso identifique aves de criação com sintomas de influenza aviária (sintomas respiratórios ou nervosos) ou se perceber mortandade acima do normal entre estas aves (galinhas, codornas, perus, etc.), entre em contato com a Cidasc pelo 0800 643 9300 (telefone específico para notificação de suspeita ou de ocorrência de doença animal) ou ainda para a Polícia Militar (PM) através do número 190, que fará o devido encaminhamento.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500