Foto: Departamento Regional da Cidasc de Lages.

Participar de bancas avaliadoras de projetos, de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), de mestrado, doutorado e também de mentorias em ações de sala de aula, estão entre as ações de atribuições da Captura de Conhecimento, do Projeto Sanitarista Acadêmico da Cidasc. O objetivo é internalizar conhecimentos que são desenvolvidos nas universidades e na Cidasc, promover e transformar conhecimentos para aplicação prática na Defesa Agropecuária. 

Neste sentido, o engenheiro-agrônomo e gestor do Departamento Regional da Cidasc de Lages, Diego Medeiros Gindri, participou como membro externo da banca de avaliação da tese de doutorado em Produção Vegetal, do Centro de Ciências Agroveterinárias (Udesc/Lages), do doutorando Matheus Santin Padilha, sugerida pela professora orientadora e presidente da banca, Cileide Maria Medeiros Coelho. A defesa da tese aconteceu, no dia 07 de julho, no Centro de Ciências Agroveterinária e foi intitulada “Vigor em sementes de feijão para a superação de estresses abióticos”. 

Para Diego, a participação é bastante relevante. “Foi interessante poder fazer os apontamentos, debater sobre um tema com o qual eu estou familiarizado. É uma honra levar o nome da Cidasc para o cenário acadêmico”, finalizou Gindri.

Também fizeram parte da constituição da banca, como membros externos: Natália Carolina Moraes Ehrhardt-Brocardo, da Udesc/Lages; Cristiano Reschke Lajús, da UnoChapecó; e Marcelo Maraschin, da Ufsc.

+Projeto Sanitarista Acadêmico
O Projeto Sanitarista Acadêmico, idealizado pela equipe da Cidasc para aproximar o setor educacional e a defesa agropecuária, foi lançado, no dia 08 de junho de 2021, e apresentado para universidades e escolas técnicas de Santa Catarina. O evento, realizado no formato on-line, aproximou o setor público e privado, com objetivo de formar uma aliança na área de defesa agropecuária, por ações conjuntas com as instituições como: palestras e futuros projetos de pesquisa, além de contribuir com a formação dos futuros profissionais do setor agropecuário, propiciando conhecimentos sobre a defesa agropecuária e o fortalecimento de redes de trabalho colaborativo.

Com o Sanitarista Acadêmico, a Cidasc busca se aproximar da educação técnica e superior, contribuindo com a importância do trabalho da Cidasc na promoção da saúde pública, do bem-estar animal e na preservação do meio ambiente. A intenção do projeto é não se restringir aos cursos mais próximos do campo, como medicina veterinária, agronomia e zootecnia, abrangendo também outras especialidades no campo da saúde, uma vez que cuidar da sanidade animal e vegetal é também promover a saúde humana. Apoiado sob a ótica de One Health (Saúde Única), definida pela FAO/OIE/OMSA, o projeto visa demonstrar a importância e o potencial da saúde animal, sanidade vegetal, e segurança dos alimentos para a sociedade.

O Sanitarista Acadêmico prevê, ainda, difundir os valores, a cultura e o papel da agricultura de Santa Catarina, bem como o seu potencial para gerar qualidade de vida, com a preservação, equilíbrio ambiental e produção de alimentos seguros. A defesa agropecuária, que em Santa Catarina é de responsabilidade da Cidasc, é essencial para que o alimento oferecido à população seja seguro para consumo. Programas de educação sanitária, como o Sanitarista Acadêmico, buscam mostrar a relevância deste serviço para o bem-estar das pessoas e também para o bom desempenho das atividades econômicas ligadas ao meio rural.

Ficou interessado?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500