Painel teve participação da médica veterinária Esthér E. Wachholz (centro), falando sobre Selo Arte

As médicas veterinárias da Cidasc Monica Pohlod e Esthér E. Wachholz foram parte do grupo de palestrantes do Congresso Sul Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura, realizado em Blumenau nos dias 14 e 15 de julho. Trata-se do maior evento do setor, reunindo produtores, pesquisadores, extensionistas e demais profissionais vinculados ao tema. 

Monica Pohlod, coordenadora estadual de Inspeção de Produtos das Abelhas e Derivados da Cidasc, palestrou sobre fraudes e comércio irregular do mel. Por ser um produto de origem animal, o mel precisa ter selo de inspeção para ser comercializado, o que protege a saúde do consumidor e traz mais garantias quanto à sua origem. 

Palestra da médica veterinária Monica Pohlod tratou sobre clandestinidade de produtos de abelhas

Ao adquirir mel não inspecionado, o consumidor não tem sequer garantia de que o produto envasado é autêntico, tampouco se o produto foi processado com os devidos cuidados higiênicos. A inspeção sanitária observa se as boas práticas agropecuárias e as boas práticas de fabricação foram seguidas no processamento dos produtos de origem animal, de modo que o alimento não sofra contaminações que possam afetar a saúde humana. 

A médica veterinária Esthér E. Wachholz participou de uma das mesas redondas, falando sobre o Selo Arte. Este selo, concedido em Santa Catarina pela Cidasc, foi criado pelo Ministério da Agricultura e da Pecuária para valorizar os produtos artesanais, permitindo sua comercialização em todo o Brasil. 

Esthér E. Wachholz explicou como é o processo para solicitar o Selo Arte: a agroindústria precisa ter registro no serviço de inspeção municipal (SIM),  estadual (SIE) ou federal (SIF), adotar técnicas de produção predominantemente manuais e demonstrar que o produto tem características artesanais ou tradicionais. 

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500