Em 28 de julho de 1860, Dom Pedro II fundava a Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Um século depois, o então presidente Juscelino Kubitschek transformou a data em Dia do Agricultor, como forma de destacar a contribuição deste ofício para o crescimento econômico do país.
Décadas se passaram e a agricultura mantém-se como atividade de destaque no país. Em Santa Catarina, o setor agropecuário é responsável por 31% do PIB. Outra marca da agricultura catarinense é a característica familiar, com alto índice de propriedades rurais de pequeno porte.
O agricultor é responsável pela produção dos alimentos que chegam às zonas urbanas. Grãos, como a soja e o milho, e frutas, como a maçã, a banana e o maracujá, são alguns dos destaques. É pelas mãos do agricultor que chegam também as matérias primas para suprir outras necessidades da população. Um exemplo é o plantio de eucalipto e pinus, que movimenta a indústria moveleira. Santa Catarina é o quinto estado do país em extensão de florestas plantadas.
As atividades da Cidasc têm contribuído para que o agricultor obtenha bons resultados, combatendo pragas que afetam a produção agrícola (doenças dos citros, cigarrinha do milho, ferrugem asiática, vespa da madeira…) e fiscalizando os insumos agrícolas comercializados em Santa Catarina. Como empresa pública, este é o nosso papel: preservar a saúde pública, promover o agronegócio e o desenvolvimento sustentável.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500