Foto: Ascom/Cidasc.

A Comissão de Integridade e Compliance da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) apresentou, nesta quinta-feira (03/08), para a direção da companhia o Plano de Integridade e Compliance. O Plano foi elaborado pelos funcionários: Eder Pires Bitencourte, Conrado Medeiros dos Santos e Gisele Patrício Lima. Estiveram presentes na reunião, além da presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos; o diretor Administrativo Financeiro, Jean Fabricio Morais; o diretor de Defesa Agropecuária, Diego Rodrigo Torres Severo; o diretor de Desenvolvimento Institucional, Marcos Roberto Pacheco; e a diretora de Planejamento e Inovação, Camila Bolfe.

Foto: Ascom/Cidasc.

O Programa amplia a transparência nas rotinas e processos internos da Cidasc, além de reforçar as relações éticas dentro do órgão e entre a companhia e outras instituições. “É mais um instrumento para garantirmos a transparência e a responsabilidade no serviço público. Nosso programa preza pela inovação e adoção de boas práticas de gestão pública, além de estimular o comportamento íntegro dos empregados”, comenta a presidente Celles Regina de Matos.

O Programa de Integridade e Compliance está sendo orientado pela Controladoria-Geral do Estado Santa Catarina e todas as secretarias e empresas públicas devem elaborar os seus projetos e planos. O estabelecimento do Programa de Integridade e Compliance da Administração Pública de Santa Catarina foi instituído por meio da lei estadual nº 17.715, de 23 de janeiro de 2019, e expressa o comprometimento do Estado de Santa Catarina com o combate à corrupção em todas as formas e contextos, bem como com a integridade, a transparência pública e o controle social.

“O Plano de Integridade da Cidasc vem apontar para uma nova era de Governança na nossa companhia. Nele estão estão definidas 18 medidas de mitigação de Riscos de Integridade, que refletirão em diversos planos de ação que a empresa adotará no ciclo 2023/2024, promovendo a cultura da Integridade e a conformidade dos processos”, destaca Eder Pires Bitencourte, gestor do Departamento Estadual de Controle Interno e Ouvidoria da Cidasc e integrante da Comissão de Integridade e Compliance.

Um Programa de Integridade e Compliance é a sistematização e aperfeiçoamento dos instrumentos já existentes na organização, que atuam na prevenção e combate à corrupção. Além da prevenção à má conduta no serviço público, o Programa prioriza a transparência pública e fomenta a cultura de controle interno da administração.

O Programa amplia a transparência nas rotinas e processos internos da Cidasc, além de reforçar as relações éticas dentro do órgão e entre a companhia e outras instituições. “É mais um instrumento para garantirmos a transparência e a responsabilidade no serviço público. Nosso programa preza pela inovação e adoção de boas práticas de gestão pública, além de estimular o comportamento íntegro dos funcionários”, comenta a presidente Celles Regina de Matos.

Foto: Ascom/Cidasc.

+Plano de Integridade e Compliance da Cidasc

O Plano de Integridade e Compliance da Cidasc visa estabelecer processos de identificação e mitigação de riscos de integridade, agindo como um conjunto de ações coordenadas, que buscam nortear o comportamento dos colaboradores, identificando deficiências relativas à integridade dentro da organização e constituindo uma importante ferramenta na busca do desenvolvimento institucional. 

A execução do Plano de Integridade pretende fomentar a cultura do controle interno dentro da organização, estabelecendo e fortalecendo ferramentas de ouvidoria, comunicação e monitoramento, combatendo possíveis eventos éticos que desvirtuem e comprometam a imagem da empresa.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500