Fotos: Departamento Regional de Tubarão/Cidasc

No dia 9 de agosto, os profissionais da Cidasc realizaram auditoria no estabelecimento Pescados Sousa Ltda, do município de Laguna. A Unidade de Beneficiamento de Pescado e Produtos de Pescado recebeu há alguns meses o registro simultâneo no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). A nova vistoria é prevista no sistema de inspeção e busca verificar se a empresa continua observando os procedimentos exigidos para manutenção do certificado Sisbi. 

A diligência foi efetuada por uma equipe composta pelos médicos veterinários oficiais (MVOs) Carla Zoche, José Guidi Neto e Margarida Seico Akama Yokemura. O relatório dos profissionais verificou as potencialidades da empresa e as possíveis inconformidades/pontos a melhorar: ao final aprovou as condições que foram encontradas. 

Produtos de origem animal, entre eles os pescados, precisam passar por inspeção sanitária para serem comercializados. Os estabelecimentos inscritos em um serviço de inspeção precisam seguir normas e procedimentos que asseguram que os alimentos ali processados sejam inócuos, não sofrendo contaminações que possam afetar a saúde humana. 

O que é o Sisbi? 

O Sisbi faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), que tem como objetivo padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e a segurança alimentar.

Estabelecimentos aderidos ao Sisbi adquirem a paridade ao serviço de inspeção do Estado com o Serviço de Inspeção Federal (SIF). Estando em conformidade, o estabelecimento recebe o título do Sisbi que o permite comercializar os seus produtos em âmbito nacional, ficando sujeito à Inspeção contínua da Cidasc. 

Os estabelecimentos que produzem produtos de origem animal podem solicitar de forma concomitante o registro no Serviço de Inspeção  Estadual (SIE) e no Sistema Brasileiro de Inspeção, o que favorece a ampliação do mercado, gerando mais emprego e renda aos catarinenses. A equivalência dos serviços de inspeção promove a saúde pública, o combate à clandestinidade, a segurança e qualidade dos alimentos de origem animal, bem como contribui para o fortalecimento e desenvolvimento do setor agropecuário de Santa Catarina.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500