Foto: Departamento Regional da Cidasc de Tubarão.

Profissionais da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa (Cidasc) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) estiveram, de 14 a 17 de agosto, em Tubarão, nas dependências do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário (CIM) da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel). O CIM/Amurel congrega várias ações integradas na região, dentre estas o Serviço Municipal de Inspeção (SIM), fazendo uma auditoria do serviço de inspeção, um dos projetos em fase de execução do consórcio. 

O CIM busca conquistar o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). O Sisbi faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). Para esta finalidade o consórcio terá de ter a estrutura e procedimentos necessários e com as condições de equivalência ao Sisbi-POA. 

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Tubarão.

Obter a equivalência significa o reconhecimento de que o CIM/Amurel e os os serviços de inspeção vinculados a ele estão equivalentes aos mesmos procedimentos do Mapa e Estado aderido. Os trabalhos dos auditores estiveram concentrados em três estabelecimentos de Tubarão que receberam consultoria para o Sisbi-POA. Representando o Consórcio CIM/Amurel estava a médica veterinária Késsya Niero.

Neste primeiro momento, a meta do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário é obter equivalência ao Sisbi nos escopos de Unidades de Beneficiamento de Leite e Unidades de Ovos. O consórcio congrega toda a Amurel e espera obter a adesão de vários outros municípios.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Tubarão.

A equipe da Cidasc foi composta pelos Médicos Veterinários Oficiais (MVOs) Guilherme Werner Dandolini, Luana Oliveira de Souza Venzon e Margarida Seico Akama Yokemura, além de dois auditores do Mapa. A diligência ocorreu de modo a apontar as potencialidades e os pontos a serem melhorados. Para os técnicos auditores a segurança alimentar com o fornecimento de produtos e com foco na Saúde Única é o fator preponderante.

Nos quatro dias de reuniões e diligências os técnicos colheram e levantaram as informações que necessitavam e emitiram relatório a ser enviado à coordenação nacional do Sisbi em Brasília, para análise e parecer definitivo. Se aprovada a equivalência ao Sisbi o CIM/Amurel poderá indicar estabelecimentos para adesão e consequente ampliação de comércio. Após aderidos, os consórcios e serviços de inspeção municipal de Santa Catarina passam por auditoria de manutenção pela Cidasc de forma a garantir as condições de equivalência.

Colaboração: Hélio Medeiros Leandro, Departamento Regional da Cidasc de Tubarão.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500