Nesta sexta-feira, dezenas de interessados lotaram o Centro de Eventos Paroquial de São Joaquim para o 1º Encontro Regional da Campanha “Todos Contra o Cancro Europeu”. A realização é da Associação de Engenheiros Agrônomos da Serra Catarinense (Assea) e Comitê Estadual de Sanidade das Pomáceas (Cesp). O Governo do Estado de SC, a Cidasc e a Epagri, além de diversas entidades representativas do setor agropecuário e da fruticultura, e a Prefeitura Municipal apoiaram o evento.
O cancro europeu é provocado por um fungo e ataca as macieiras. Os sintomas iniciais são apresentados ao longo da primavera, quando com manchas com margens bem definidas de coloração avermelhada ou marrom-escuro podem ser vista ao redor das cicatrizes foliares, ramos novos ou centros de frutificação, podendo estrangular os ramos afetados. Com o avanço da doença, surgem cancros com áreas concêntricas alternadas de tecidos doentes e sadios ao redor de um centro deprimido que ocorrem nos caules e troncos e a produção das frutas é afetada.
Durante o encontro, Alexandre Mees, gestor do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc, apresentou aos participantes a nova Portaria Secretaria da Agricultura (SAR) n.º 20/2023 e situação atual do Cancro Europeu em Santa Catarina. Também foram apresentadas pesquisas sobre diagnóstico, prevenção e controle da doença, como o aplicativo Cancontrol, desenvolvido pelo campus Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Lages.
O conteúdo do encontro foi elogiado por produtores como Wilson Castello Branco, produtor de maçã há 45 anos. Ele relata ganhos em sua propriedade com as medidas de controle: “em anos anteriores, tivemos casos de cancro europeu em mudas, que foram erradicadas, e a cada ano o número de árvores afetadas tem sido menor”, conta o pomicultor.
O evento recebeu atenção da mídia local. A reportagem abaixo, veiculada antes do encontro, apresenta o que é o cancro europeu e como ele pode ser prevenido e controlado. A engenheira agrônoma da Cidasc, Roberta Duarte Ávila Vieira, explica no vídeo as ações de defesa sanitária vegetal para preservar os pomares de maçã.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500