O setor agropecuário de Santa Catarina está representado durante a 46ª Expointer na Casa do Produtor Catarinense, localizada no parque de exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Considerada um dos maiores eventos agropecuários do país, a feira agropecuária abriu seus portões neste sábado, 26 de agosto, e se estende até 3 de setembro. 

A cada edição do evento, a Casa do Produtor Catarinense apresenta os bons projetos desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Agricultura, suas empresas públicas (Cidasc, Epagri e Ceasa) e pelo setor produtivo de Santa Catarina. O espaço serve como ponto de apoio para que as autoridades e produtores catarinenses possam tratar de temas de interesse do setor agropecuário e mostrar aos visitantes da feira a qualidade dos produtos. 

A Cidasc mantém há 43 anos a casa em funcionamento na feira no Estado vizinho, em parceria com demais órgãos vinculados à Secretaria de Estado da Agricultura, com a Federação da Agricultura de Santa Catarina (FAESC) e com a Federação das Cooperativas Agrícolas de Santa Catarina (Fecoagro/SC). “Convidamos todos a visitarem este espaço e conhecerem o trabalho conjunto que realizamos, setor público e privado, e que destacou Santa Catarina pela qualidade de seus produtos e pela sanidade animal e vegetal”, afirma a presidente da Cidasc, Celles de Matos. 

A expectativa é recepcionar convidados não apenas de SC, mas também do PR e RS e dos demais estados, numa frutífera troca de experiências. Além de técnicos e personalidades do meio político,  estudantes e empresários que circulam na feira agropecuária visitam a casa. Nesta edição, mais de vinte agroindústrias catarinenses apresentarão seus produtos no local e oferecerão um jantar para convidados, com estes ingredientes. 

Os pecuaristas de Santa Catarina também expõem animais no evento e participam das competições. Para esta edição, 269 animais foram enviados ao evento, sendo 112 bovinos, 92 ovinos, 34 caprinos e 31 equinos.

A Expointer

A 1ª Exposição Internacional de Animais – EXPOINTER – foi realizada em 1972, com periodicidade bianual. A partir de 1984, passou a ser realizada anualmente. O evento consolidou-se como uma das principais feiras agropecuárias do país, recebendo produtores, empresários e autoridades regionais, nacionais e de países vizinhos. Mais de 770 mil pessoas visitaram o evento no ano passado.

Para esta 46ª edição, estão inscritos 4275 animais, de diversas raças. Desde que o Rio Grande do Sul alcançou o mesmo status sanitário de Santa Catarina quanto à febre aftosa, de zona livre sem vacinação, a participação de animais de cabanhas catarinenses na Expointer aumentou. Em 2022, foram 299 animais,  sendo 132 bovinos, 25 caprinos, 51 equinos e 91 ovinos. Oito produtores catarinenses de bovinos e dois de ovinos voltaram ao Estado com prêmios conquistados por seus animais.  

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500