Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina realizou, no dia 22 de agosto, o II Encontro da Biosseguridade de Manejo com os integrados da BRF, no centro comunitário de Rio Preto, Rio das Antas. Em pauta a atual situação da Influenza Aviária no Brasil e em Santa Catarina, bem como as medidas de biosseguridade, sinais clínicos da doença e importância da notificação. Participaram da ação 54 produtores integrados e quatro extensionistas da BRF da avicultura comercial de corte.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

O médico veterinário, Rafael Zardo, da Cidasc, Unidade Veterinária Local (UVL) de Rio das Antas, falou das medidas a serem tomadas para prevenir a entrada da doença na avicultura comercial e a importância da notificação à Cidasc. O profissional deu ênfase às medidas de biosseguridade.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

A BRF S.A. é uma das maiores companhias de alimentos do mundo, com mais de 30 marcas em seu portfólio.

+Influenza Aviária

A Influenza Aviária (IA), também conhecida como Gripe Aviária, é uma doença provocada por um vírus, muito contagioso, que pode afetar a saúde de aves domésticas e silvestres. Infecções esporádicas em pessoas que tiverem contato direto com as aves infectadas também podem ocorrer.

Nas aves, essa doença afeta grande quantidade de animais e provoca mortalidade elevada. Os principais sinais clínicos observados são: falta de coordenação motora; torcicolo; dificuldade em respirar; intensa diarreia.

Posso consumir carne de aves e ovos?

O consumo da carne de aves e ovos é totalmente seguro, conforme respaldado cientificamente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e outros órgãos reconhecidos internacionalmente.

Como ajudar?

A gripe aviária é uma doença de notificação obrigatória e já foi registrada no nosso país. A doença tem impacto devastador na avicultura, podendo trazer enormes perdas para o produtor e para Santa Catarina. Ao encontrar aves silvestres mortas ou doentes, não toque nesses animais!

Os produtores devem reforçar as demais medidas de biosseguridade e proibir visitas de pessoas alheias ao sistema de produção. A medida visa proteger a saúde e segurança dos plantéis, uma vez que, a entrada da Influenza Aviária nos sistemas de produção comerciais poderá acarretar imensos prejuízos a toda cadeia produtiva catarinense e nacional.

Acione os órgãos competentes!

Caso identifique aves de criação com sintomas de influenza aviária ou se perceber mortandade acima do normal entre estas aves (galinhas, codornas, perus, etc.), entre em contato com a Cidasc pelo 0800 643 9300 (telefone específico para notificação de suspeita ou de ocorrência de doença animal) ou ainda para a Polícia Militar (PM) através do número 190, que fará o devido encaminhamento.

Alessandra Carvalho
Ouvidoria: 0800 644 8500