Você, motorista, produtor ou transportador de cargas agropecuárias é um ator importante para mantermos o status sanitário de Santa Catarina e evitar a introdução de doenças ou pragas que possam prejudicar a produção. Observe as orientações sobre transporte de produtos de origem animal e vegetal!

A Cidasc orienta os motoristas e faz a fiscalização em seus 58 postos fixos e em barreiras móveis, como estas das fotos, realizadas pelo Departamento Regional de São Lourenço do Oeste no último mês. A regional intensificou este trabalho em agosto, com apoio do 17° Grupo da 3º Cia do 2º Batalhão da Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste, com fiscalizações móveis em São Lourenço do Oeste, São Bernardino, Campo Erê, Quilombo, Irati, Formosa do Sul, Jupiá e Novo Horizonte.

Na abordagem aos veículos, se verifica se a carga está com a documentação exigida (como a Permissão de Trânsito Vegetal e a Guia de Trânsito Animal, conforme o tipo de carga). No caso das cargas vivas, os profissionais da Cidasc verificam se o transporte é feito em veículo adequado, de forma a garantir o bem estar animal neste deslocamento. 

Nas cargas de produtos de origem animal, é fundamental que as condições de armazenamento e temperatura sejam observadas, para que este produto não sofra contaminações e não comprometa a saúde do consumidor. 

O Departamento Regional de São Lourenço do Oeste concluiu as operações do mês de agosto com uma ótima notícia: considerando todas as fiscalizações móveis realizadas, foi registrado um único caso de transporte de equino sem a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA). É o setor produtivo colaborando para manter as condições sanitárias e proteger o agro!

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500