Nos dias 5 e 6 de setembro, os médicos veterinários do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc) de Concórdia, Vanessa Alano, Franciele Gado, Patrícia Caires, Ângela Pretto, Bruna Duarte, Diego Ribeiro, Casiel Baldissarelli e Renan Lemke participaram do treinamento prático em necropsia de aves promovido pela Udesc, Campus Lages, pela professora Renata Casagrande e alunos pós-graduando.
O objetivo do curso foi treinar os profissionais do Serviço Veterinário Oficial do Estado de Santa Catarina, da Cidasc e atualizar as técnicas de necropsia em aves, tornando os profissionais ainda mais capacitados ao atendimento de emergências sanitárias, principalmente a Influenza Aviária. Foram demonstradas técnicas necropsia e de colheita de amostras em aves. De acordo com a médica veterinária e gestora do Departamento Regional da Cidasc de Concórdia, Patrícia Resende Diniz Caires, “é muito importante que os médicos veterinários estejam capacitados, para realizar esta atividade com precisão, quando for necessário”, afirma Patrícia.
A Cidasc tem reforçado as medidas de prevenção, orientando os produtores quanto aos cuidados para reduzir o risco de contaminação de suas aves, e promovendo treinamentos teóricos e práticos aos médicos veterinários da companhia, para que possam identificar e investigar casos suspeitos de maneira rápida e eficaz. A prevenção e a resposta rápida em caso de emergência sanitária salvaguarda ao máximo a produção agropecuária, o produtor e a população catarinense.
+Influenza Aviária
A Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), também conhecida como Gripe Aviária, é uma doença provocada por um vírus, muito contagioso, que pode afetar a saúde de aves domésticas e silvestres. Infecções esporádicas em pessoas que tiverem contato direto com as aves infectadas também podem ocorrer. Nas aves, essa doença afeta grande quantidade de animais e provoca mortalidade elevada. Os principais sinais clínicos observados são: falta de coordenação motora; torcicolo; dificuldade em respirar; intensa diarreia.
Como ajudar? Ao encontrar aves silvestres mortas ou doentes, não toque nesses animais! Acione os órgãos competentes!
Caso identifique aves de criação com sintomas de Influenza Aviária ou se perceber mortandade acima do normal entre estas aves (galinhas, codornas, perus, etc.), entre em contato com a Cidasc pelo 0800 643 9300 (telefone específico para notificação de suspeita ou de ocorrência de doença animal). É possível ainda procurar a unidade mais próxima do órgão, além do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina, com gerências regionais espalhadas por Santa Catarina, a Polícia Militar Ambiental (PMA), ou ainda para a Polícia Militar (PM) através do número 190, que fará o devido encaminhamento. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) também recebe notificações por qualquer meio de cada Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária ou pelo sistema e-Sisbravet.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500