Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

Médicos veterinários da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Departamento Regional de Caçador, palestraram no dia 13 de setembro em um evento especial promovido pelo Curso de Medicina Veterinária da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), Campus de Caçador, no auditório da Reitoria. O evento contou com a presença do reitor da Uniarp, Dr. Neoberto Balestrin e da professora Dra. Jéssica Santana dos Reis, coordenadora do Curso de Medicina Veterinária e teve por objetivo reforçar as inúmeras áreas de atuação do profissional médico veterinário, sua importância no cuidado com os animais, meio ambiente e saúde das pessoas, bem como promover o encontro entre técnicos, docentes e acadêmicos. 

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

No período da manhã, foram realizadas palestras sobre a atuação do médico veterinário na produção animal, defesa agropecuária, inspeção de produtos de origem animal e reprodução animal. Os palestrantes foram os médicos veterinários habilitados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa): Liliann Kelly Granemann e Gelson Milani Júnior e os representantes da Cidasc: o gestor do Departamento Regional de Caçador, Luis Felipe Sperry Bratti, o responsável regional pela Defesa Sanitária Animal, Ubirajara Capri Muliterno, e a responsável regional do Serviço de Inspeção Estadual, Bianca Ximenes de Abreu, que trataram sobre o tema “O papel do médico veterinário na defesa agropecuária e na inspeção de produtos de origem animal”.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

Para o gestor do Departamento Regional da Cidasc de Caçador, Luis Felipe Sperry Bratti, a integração da educação sanitária nas universidades desempenha um papel fundamental ao estimular e reforçar a vital importância da Defesa Agropecuária e da Cidasc. “Ao preparar os futuros profissionais para o mercado de trabalho, e orientá-los sobre o trabalho que a Cidasc realiza, proporcionamos não apenas conhecimento técnico, mas também uma consciência aprimorada sobre a relevância do nosso trabalho em prol do Estado e para a sociedade como um todo e, desta forma, fortalecer a segurança alimentar e a saúde pública”, reforça Bratti.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

No período da tarde foi realizada uma visita técnica na Fazenda GTF Milk, em Lebon Régis, para conhecer o sistema de produção de gado leiteiro, com a instrução da médica veterinária Ana Flávia Pereira de Souza.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

+Dia do Médico Veterinário

A data foi instituída pelo Decreto Federal n.º 23.133, de 09 de setembro de 1933, criando a normatização para a atuação do médico veterinário e para o ensino da profissão no país. Desde então, a data passou a ser utilizada para enaltecer o trabalho do médico veterinário.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500