Foto: Departamento Regional da Cidasc de Tubarão.

Com vistas na Educação Sanitária através do Projeto Sanitarista Acadêmico os médicos veterinários, Ângela Zimmermann e Henrique da Silva Corrêa da área de Defesa Sanitária Animal do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Tubarão ministraram aulas, nos dias 25 e 26 de setembro, para os alunos do curso de medicina veterinária da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). A Cidasc vem desenvolvendo ações para controle e principalmente erradicação da Brucelose e da Tuberculose.

Com este propósito os médicos veterinários da Cidasc passaram aos estudantes os procedimentos sanitários que vem sendo adotados no Estado, de acordo as normativas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) através do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose (PNCEBT). As ações são definidas com base a classificação nacional de risco e da prevalência das doenças e os trabalhos na área vão desde os monitoramentos em propriedades, com a certificação de propriedades livres; cadastramento e habilitação de médicos veterinários; com a parceria com agroindústrias do ramo de laticínios e de abatedouros; pela organização do Fundo de Desenvolvimento e Defesa sanitária Animal (Fundesa) que indeniza os animais sacrificados que resultaram positivos para as doenças em testes laboratoriais.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Tubarão.

Com o Sanitarista Acadêmico, a Cidasc busca se aproximar da educação técnica e superior, contribuindo com a importância do trabalho da companhia na promoção da saúde pública, do bem-estar animal e na preservação do meio ambiente, preparando os futuros médicos veterinários para as ações dos programas oficiais. A intenção do projeto é de também abranger outras especialidades no campo da saúde, uma vez que cuidar da sanidade animal e vegetal é também promover a saúde humana. Apoiado sob a ótica de One Health (Saúde Única), definida pela FAO/OIE/OMS, o projeto visa demonstrar a importância e o potencial da saúde animal, sanidade vegetal, e a segurança dos alimentos para a sociedade.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Tubarão.

Colaboração: Hélio Medeiros Leandro, Departamento Regional da Cidasc de Tubarão.

+Projeto Sanitarista Acadêmico
O Projeto Sanitarista Acadêmico, idealizado pela equipe da Cidasc para aproximar o setor educacional e a defesa agropecuária, foi lançado, no dia 08 de junho de 2021, e apresentado para universidades e escolas técnicas de Santa Catarina. O evento, realizado no formato on-line, aproximou o setor público e privado, com objetivo de formar uma aliança na área de defesa agropecuária, por ações conjuntas com as instituições como: palestras e futuros projetos de pesquisa, além de contribuir com a formação dos futuros profissionais do setor agropecuário, propiciando conhecimentos sobre a defesa agropecuária e o fortalecimento de redes de trabalho colaborativo.

Com o Sanitarista Acadêmico, a Cidasc busca se aproximar da educação técnica e superior, contribuindo com a importância do trabalho da Cidasc na promoção da saúde pública, do bem-estar animal e na preservação do meio ambiente.

A intenção do projeto é não se restringir aos cursos mais próximos do campo, como Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia, abrangendo também outras especialidades no campo da saúde, uma vez que cuidar da sanidade animal e vegetal é também promover a saúde humana. Apoiado sob a ótica de One Health (Saúde Única), definida pela FAO/OIE/OMS, o projeto visa demonstrar a importância e o potencial da saúde animal, sanidade vegetal, e segurança dos alimentos para a sociedade.

O Sanitarista Acadêmico prevê, ainda, difundir os valores, a cultura e o papel da agricultura de Santa Catarina, bem como o seu potencial para gerar qualidade de vida, com a preservação, equilíbrio ambiental e produção de alimentos seguros.

A defesa agropecuária, que em Santa Catarina é de responsabilidade da Cidasc, é essencial para que o alimento oferecido à população seja seguro para consumo. Programas de educação sanitária, como o Sanitarista Acadêmico, buscam mostrar a relevância deste serviço para o bem-estar das pessoas e também para o bom desempenho das atividades econômicas ligadas ao meio rural.

Ficou interessado?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br

+Inf.: https://www.cidasc.sc.gov.br/educacao-sanitaria/sanitarista-academico/

Alessandra Carvalho