Para dar mais transparência a suas rotinas e processos, a Cidasc elaborou seu Plano de Integridade, que está em fase de apresentação aos colaboradores. Nesta quarta-feira, foi a vez dos empregados lotados no Departamento Regional de São Miguel do Oeste conhecerem o plano e suas etapas. O público foi de 75 pessoas, que trabalham na sede da regional, nas unidades veterinárias locais (UVLs) e nos Postos Fixos de Fiscalização.
A apresentação foi feita pelo gestor do Departamento Estadual de Controle Interno e Ouvidoria da Cidasc, Eder Pires Bitencourte. Ele e sua equipe organizaram o Plano de Integridade em parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE), que realizou um levantamento com os servidores e empregados de órgãos e empresas públicos sobre riscos de integridade em seus locais de trabalho.
Houve grande participação de colaboradores da Cidasc nesta etapa. A partir dos dados reunidos pela CGE, foi realizado o mapeamento dos riscos e estabelecido o plano de ação. Bitencourte apresentou o vídeo informativo com as etapas do plano que serão implementadas progressivamente neste primeiro ciclo de 12 meses, ao final do qual é feita avaliação e a preparação para mais um ciclo de um ano. O gestor do Departamento Estadual de Gestão de Pessoas, Gustavo Nogueira Giovanni, também foi à regional para a apresentação do Plano de Integridade da Cidasc
A gestora do Departamento Regional de São Miguel do Oeste, Manuela Studt da Rocha, avaliou o trabalho desta quarta-feira como muito produtivo. “Para nós, o Plano de Integridade vai representar o aperfeiçoamento dos nossos processos, redução de riscos, definição de procedimentos padrões, aumento da segurança e da transparência do nosso trabalho, promovendo de maneira institucional a integridade na administração pública”, afirma a gestora.
O que é o Plano de Integridade?
O objetivo do plano é estabelecer processos de identificação e mitigação de riscos de integridade, fomentar a cultura do controle interno dentro da empresa e assegurar que dirigentes, empregados e demais colaboradores atuem segundo os valores, princípios éticos e padrões para cumprimento de sua missão, dentro dos limites da legalidade e da eficiência.
As fases de implementação do plano são:
I – adesão e comprometimento da alta administração;
II – identificação e classificação dos riscos;
III – definição dos riscos a serem trabalhados no programa;
IV – definição das medidas de mitigação dos riscos e matriz de responsabilidade;
V– divulgação do programa;
VI – monitoramento e avaliação do programa;
VII – atualização do programa para o novo ciclo
O plano de integridade representa, portanto, um trabalho contínuo de melhoria e de qualificação do serviço público.
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Denise De Rocchi
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