Santa Catarina já completou 16 anos da certificação de Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal. É o resultado de um longo trabalho de sanidade, que ainda não terminou: há ações de controle para que este status diferenciado possa ser mantido, trazendo benefícios aos produtores.
Uma destas medidas é o Plano Amostral do Programa de Vigilância Baseado em Risco, previsto no Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA). O município de Concórdia, no Oeste, é o que possui o maior número de propriedades rurais a serem amostradas em Santa Catarina.
No mês de setembro, o Departamento Regional de Concórdia recebeu a visita do colaborador Rafael Massa, do Departamento Regional de Blumenau, para auxiliar na execução do plano. “Estamos empenhados em atingir a meta amostral, e esta força-tarefa é de extrema importância, para o sucesso do programa”, relata a gestora do Departamento Regional de Concórdia, Patrícia Resende Diniz Caires.
Conforme descrito no Protocolo Amostral para Vigilância em estabelecimentos rurais do PVBR– PNEFA-, “a vigilância em estabelecimentos rurais (vigilância ativa) é um dos componentes do sistema de vigilância para febre aftosa e tem por objetivo primário avaliar a presença de fatores de risco para a ocorrência da doença na população-alvo PNEFA, bem como orientar os produtores sobre as práticas de biosseguridade, sinais clínicos da febre aftosa e os procedimentos para a notificação de suspeita, promovendo, ainda, um incremento no engajamento dos produtores ao sistema de prevenção e detecção precoce da febre aftosa”.
O sistema de prevenção e detecção está descrito na Instrução Normativa n° 48/2020, do
Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O plano Amostral PVBR/ PNEFA está sendo coordenado na Cidasc pelo médico veterinário Ody Hess Gonçalves, responsável pela Coordenação Estadual de Vigilância para Febre Aftosa e Síndromes Vesiculares (CEFAV) e pela Coordenação do Departamento Estadual de Defesa Agropecuária (DEDSA).
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500