O Plano de Integridade e o Código de Conduta da Cidasc são duas iniciativas para fomentar a cultura do controle interno e da boa prestação de serviços à sociedade. Seguindo o roteiro de trabalho na região do Oeste catarinense, a Comissão de Integridade e Compliance e o Departamento de Gestão de Pessoas (Degep) da companhia apresentaram os dois documentos aos colaboradores do Departamento Regional de São Lourenço do Oeste nesta quinta-feira, 28 de setembro. Reuniões semelhantes foram realizadas em São Miguel do Oeste e Chapecó.

O Plano de Integridade foi apresentado por Eder Pires Bitencourte e Gisele Patrício Lima, da Comissão de Integridade e Compliance. “A integridade é um pilar fundamental para qualquer organização, vai além da mera conformidade com leis e regulamentos; trata-se de adotar uma cultura que valoriza a ética, a honestidade e a transparência em todos os níveis da empresa”, afirma Bitencourte, que é o gestor da Comissão. 

O plano foi elaborado a partir de consulta realizada com colaboradores das empresas públicas e servidores, que apontaram possíveis riscos à integridade. Estas informações foram usadas para formular medidas de correção e prevenção de condutas inadequadas. Este processo é parte do Programa de Integridade e Compliance, capitaneado pela Controladoria-Geral do Estado Santa Catarina (CGE), que determinou que todo órgão do poder público estadual elabore seu plano. 

A reunião de trabalho com os colaboradores de São Lourenço do Oeste destacou ainda o Código de Conduta e Integridade da Cidasc. Este treinamento foi conduzido pelo gestor do Departamento Estadual de Gestão de Pessoas, Gustavo Nogueira Giovanni. 

“O código de conduta e o plano de integridade da empresa são importantes instrumentos, pois reúnem princípios que irão nortear todos os colaboradores no exercício de suas funções e atividades”, sintetizou a gestora do Departamento Regional de São Lourenço do Oeste, Tatiana Durieux Penso. 

O programa de integridade pública torna ainda mais evidentes os esforços da companhia em fazer cumprir as obrigações em todos os níveis hierárquicos. O resultado é a melhor prestação de serviços e o bom uso de recursos públicos, bem como maior transparência quanto a estas ações. Trata-se de um trabalho contínuo, em que as medidas são implementadas, avaliadas e revistas para um novo ciclo a cada 12 meses. 

+Programa de Integridade e Compliance
O estabelecimento do Programa de Integridade e Compliance da Administração Pública de Santa Catarina foi instituído por meio da Lei Estadual n.º 17.715, de 23 de janeiro de 2019, e expressa o comprometimento do Estado com o combate à corrupção em todas as formas e contextos, bem como com a integridade, a transparência pública e o controle social.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500