A crise do setor leiteiro em Santa Catarina entrou novamente em pauta na Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa e, por unanimidade, o colegiado aprovou a realização de duas audiências públicas para debater a situação do setor. Embora o Estado seja o quarto maior produtor de leite no Brasil, o produtor enfrenta concorrência do leite importado de países vizinhos, cuja cadeia leiteira têm conseguido produzir com menos custos.
Uma das audiências aconteceu no auditório do Sicoob/Credivale, de Braço do Norte, na segunda-feira, 2 de outubro, com o intuito de unir forças para buscar uma solução para o setor. Presidida pelo deputado Estadual Oscar Gutz, a sessão contou com cerca de 400 participantes, principalmente produtores e representantes de agroindústrias, segmentos da rede de laticinios/produtos lácteos, além de autoridades.
O secretário de Estado da Agricultura, Valdir Collato, foi representado pelo gestor do Departamento Regional de Tubarão da Cidasc, Vanderlei Machado, e a presidente da Cidasc, Celles de Matos, pelo médico veterinário Guiherme Costa de Oliveira e Silva. O deputado estadual Volnei Weber também acompanhou a discussão. A audiência foi considerada exitosa e os tópicos debatidos e deliberações foram encaminhadas ao presidente da Comissão de Agricultura na Alesc, deputado Altair Silva.
Santa Catarina é o quarto maior produtor do produto no Brasil e a cadeira leiteira envolve diretamente 70 mil famílias catarinenses. São 24 mil produtores, que fornecem leite para mais de 130 unidades industriais instaladas no Estado.
Em 2021, Santa Catarina produziu 3,1 bilhões de litros de leite, respondendo por 8,9% da produção nacional. Hoje, dos 15 municípios brasileiros com maior densidade de produção leiteira, dez estão em Santa Catarina: São João do Oeste, Tunápolis, Nova Erechim, Marema, Braço do Norte, Princesa, Cunhataí, Iporã do Oeste, Santa Helena e Itapiranga.
Fonte: Departamento Regional de Tubarão
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500