Na terça-feira, dia 3 de outubro, 40 estudantes, do 6° ao 9° ano, da Escola Rural São João Bosco, localizada em Sul Brasil, tiveram a oportunidade de visitar o Posto de Fiscalização Agropecuária da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), situado na SC-480, linha Serrinha, no distrito de Marechal Bormann, em Chapecó. A visita foi organizada com o intuito de proporcionar aos alunos um entendimento prático sobre as atividades e responsabilidades desse importante órgão de controle.
Os alunos, que participam do Programa Sanitarista Junior, no Departamento Regional da Cidasc de Chapecó, foram recebidos calorosamente pelos auxiliares operacionais agropecuários, de plantão no posto, Osmeria Guadagnin e Else Mendes de Oliveira, que explicaram o funcionamento e a relevância do posto para a região, que funciona o ano inteiro, 24 horas, sete dias por semana, para garantir um dos maiores patrimônios do Estado: a sanidade agropecuária de Santa Catarina. Durante a visita, os estudantes puderam conhecer as instalações, entender o processo de fiscalização e tirar dúvidas sobre as atividades desempenhadas pelos profissionais no local.
Acompanharam a visita ainda o engenheiro-agrônomo, Jader Alfredo Deobald, o médico veterinário, Fábio Varoni Pereira e os professores Marcos Hentz, Danrlei Cecatto, Camila Siqueira, Margarete de Almeida Souza e Jean Gonçalves Barbosa.
O Posto Fixo de Fiscalização da Serrinha é um posto fixo de fiscalização de trânsito de animais, produtos e subprodutos de origem animal e de vegetais e produtos agropecuários. Sendo classificado como um Corredor Sanitário (rota pela qual ocorre o trânsito de animais e produtos entre outras unidades da federação) e também como Posto de Permissão de Ingresso (pelo qual animais e produtos podem ingressar no estado de Santa Catarina, desde que acompanhados da devida documentação sanitária). Representa um avanço significativo na estrutura de controle e monitoramento da região, visa garantir a segurança e a ordem no trânsito, além de coibir possíveis infrações. A visita dos alunos da Escola Rural São João Bosco foi uma oportunidade valiosa para ampliar o conhecimento sobre o papel fundamental dessas iniciativas para a comunidade.
“Ações como esta possibilitam divulgar a sociedade as atividades executadas pelo PFF da CIDASC e a importância destas para a prevenção do ingresso de enfermidades e a manutenção do status sanitário catarinense”, destaca o médico veterinário e gestor do Departamento Regional de Chapecó Ivan Niederle Ulsenheimer.
+Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.
Milhares de estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Junior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio ambiente e promoção da saúde humana.
O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.
Ficou interessado?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br
+Posto de Fiscalização Agropecuária da Cidasc – Barreiras Sanitárias
Uma atividade decisiva realizada pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) para promover medidas de proteção sanitária é a fiscalização de veículos e cargas em postos nas divisas do estado ou em barreiras móveis nas estradas. A vigilância busca prevenir a introdução de doenças animais e vegetais, que colocam em risco a saúde pública, a sanidade animal, vegetal e os interesses econômicos do Estado.
Santa Catarina conta com 58 postos de fiscalização agropecuária. O sistema funciona o ano inteiro, 24 horas, sete dias por semana, para garantir um dos maiores patrimônios do estado: a sanidade agropecuária de Santa Catarina.
+Informações sobre as exigências para trânsito de produtos de origem animal e vegetal acesse o link abaixo:
– Defesa Sanitária Animal
– Defesa Sanitária Vegetal
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500