Foto: ASCOM Cidasc

Na primeira quinzena de outubro, a equipe técnica lotada no Departamento Regional de São Lourenço do Oeste (médicos veterinários e técnico agrícola) participou de capacitação e atualização nas ações para o controle da raiva dos herbívoros. As atividades foram ministradas pelo coordenador estadual do Programa de Controle da Raiva e Vigilância para Encefalopatias Transmissíveis, Fábio de Carvalho Ferreira. 

Foto: ASCOM Cidasc

Foram três dias de atividades, contemplando parte teórica e atividades práticas,  realizadas no Abatedouro MMG e em uma propriedade rural, no município de São Lourenço do Oeste. Nestas práticas, a equipe técnica que atua na Cidasc na região aperfeiçoou técnicas de identificação de casos de raiva e também de monitoramento de morcegos hematófagos, que são vetores do vírus causador da doença. 

Foto: ASCOM Cidasc

Na regional de São Lourenço do Oeste não há registro de casos de raiva em animais de produção, mas houve notificações de espoliação (mordedura) por morcegos. O trabalho preventivo visa manter a situação sob controle. 

Foto: ASCOM Cidasc

A raiva é uma doença sem cura e sem tratamento: a principal medida de prevenção é manter os animais vacinados, aplicando as doses de reforço como orientado pelo médico veterinário. O monitoramento de morcegos é outra ação prevista no programa para controle da doença e deve ser feito apenas por profissionais capacitados e com uso de equipamentos de proteção individual adequados. 

Foto: ASCOM Cidasc

Entre as centenas de morcegos existentes no Brasil, apenas 46 são encontradas em Santa Catarina e só três se alimentam de sangue. A maioria são insetívoras ou frugívoras e tem importante papel ambiental, ajudando no controle de insetos e até na polinização (confira mais em https://www.cidasc.sc.gov.br/blog/2023/10/01/conhecer-para-preservar-especies-tem-importancia-ambiental-e-podem-ajudar-a-agricultura/


Para mais recomendações sobre a prevenção da raiva, releia nossa reportagem: https://www.cidasc.sc.gov.br/blog/2023/09/28/dia-mundial-de-combate-a-raiva-cidasc-destaca-a-importancia-da-prevencao-e-conscientizacao-contra-a-doenca/

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500