Na manhã desta quarta-feira, 22, aconteceu em Dionísio Cerqueira, a abertura de mais uma etapa da Operação Minerva e a apresentação dos resultados obtidos neste ano. A ação é uma iniciativa estratégica e integrada voltada para o reforço da segurança nas cidades fronteiriças e divisas do Estado, com diversas instituições envolvidas.
A solenidade de abertura desta nova etapa foi conduzida pelo subcomandante-geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado, que destacou que “a operação é uma iniciativa do Comando-geral da PMSC que visa integrar as forças de Segurança dos Estados e da Argentina para combater a criminalidade e em defesa da sociedade”.
Outras forças policiais também participam da ação: a Brigada Militar do Rio Grande do Sul, a Polícia Militar do Paraná, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, as Polícias Civis de Santa Catarina e do Paraná, a Receita Federal e a Polícia da Argentina. A Cidasc também é parte deste trabalho e o Departamento Regional de São Miguel do Oeste foi representado na solenidade pelo médico veterinário Marcelo Silveira Penadez.
A operação recebe o nome de “Minerva” para destacar o esforço de inteligência tática e a cooperação estratégica na busca dos resultados operacionais: coibir o tráfico de drogas e demais delitos transfronteiriços. No que tange ao setor agropecuário, o ingresso de cargas clandestinas e o contrabando de insumos agrícolas de uso proibido no Brasil são exemplos de práticas ilícitas que podem ter consequências sanitárias, foco do trabalho da Cidasc.
O trabalho conjunto visa dar mais segurança à população e também proteger o comércio, a saúde pública e a atividade agropecuária. Nas atividades de 2023, as operações na fronteira com a Argentina impediram que criminosos ficassem com mais de R$19 milhões, sendo a maior parte deste valor referente a descaminho e contrabando de mercadorias (não incluindo apreensão de drogas). Durante o ano, foram apreendidos mais de 700 litros de agrotóxicos na região fronteiriça.
A Polícia Militar de Santa Catarina ressalta o caráter contínuo da ação conjunta com outras instituições. A inteligência policial e a coordenação das ações têm trazido melhores resultados e fortalecem o compromisso constante com a segurança.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom