Foto: Departamento Regional da Cidasc de Blumenau.

A médica veterinária Esthér Elisa Wachholz, do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Blumenau, realizou, no dia 28/02, a capacitação de médicos veterinários do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi), em Inspeção Sanitária de Leite e Derivados. Participaram médicos veterinários dos municípios de Benedito Novo, Timbó, Rio dos Cedros, Guabiruba, Doutor Pedrinho, Rodeio e Indaial. O objetivo da reunião foi estabelecer padrões uniformes para os procedimentos de inspeção sanitária na região.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Blumenau.

Durante a capacitação, a profissional da Cidasc, que atua no Serviço de Inspeção Estadual do DR de Blumenau, abordou temas essenciais, incluindo a Instrução Normativa n.º 77, de 26/11/2018 (alterada pela Instrução Normativa n.º 59, de 06/11/2019); o Cadastro de Rotas de Transporte; e a Portaria SAR n.º 44, de 16/12/2020 (alterada pela Portaria da Secretaria de Agricultura e Pecuária – SAR n.º 23, de 10/05/2022).

A Instrução Normativa n.º 77 estabelece critérios e procedimentos para a produção, acondicionamento, conservação, transporte, seleção e recepção do leite cru em estabelecimentos registrados no serviço de inspeção oficial. O Cadastro de Rotas, por sua vez, refere-se ao sistema informatizado da Cidasc com o cadastro de fornecedores e transportadores de matéria-prima, visando a efetiva rastreabilidade do produto. Já a Portaria institui a obrigatoriedade do cumprimento, em Santa Catarina, da Instrução Normativa n.º 77/2018, além de estabelecer normas complementares para o cadastro da produção leiteira e controle de brucelose e tuberculose no recebimento de leite cru refrigerado de propriedades rurais, em estabelecimentos no serviço de inspeção oficial.

“Este encontro representa um passo importante para garantir a qualidade e segurança dos produtos lácteos na região, fortalecendo os padrões sanitários e contribuindo para a proteção da saúde pública”, reforça a médica veterinária da Cidasc, Esthér Elisa Wachholz.

Alessandra Carvalho
Ouvidoria: 0800 644 8500