Os estudantes da Escola Municipal Lígia Chaves Cabral,no distrito de Itanema, em Lauro Muller, tiveram nesta sexta-feira a primeira aula do projeto este ano. A turma é do quarto ano do ensino fundamental e, assim como já feito por milhares de crianças catarinenses, vão aprender diversas noções de defesa agropecuária que estão relacionadas com a saúde pública.
O projeto educativo é desenvolvido pela Cidasc desde 2016. Na abertura dos trabalhos em Lauro Muller, o gestor do Departamento Regional de Criciúma, o engenheiro agrônomo Daniel Remor Moritz, acompanhado pelo técnico agrícola João Natalino, explicou o que é a defesa sanitária vegetal, uma das atividades que a Cidasc desenvolve. Existem programas sanitários para o controle e prevenção de diversas pragas que podem prejudicar a agricultura.
A introdução ao tema defesa sanitária animal foi feita pela médica veterinária Lorena Guimarães. O Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal da Cidasc executa os programas sanitários destinados a controlar diversas doenças, algumas das quais podem ser transmitidas ao ser humano.
Outra área importante é o Departamento Estadual de Inspeção (Deinp), que é responsável pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE), cujo trabalho foi apresentado aos estudantes pelo médico veterinário José Guidi Neto. O registro em um serviço de inspeção sanitária, com cumprimento de todas as normas sanitárias previstas para a fabricação de alimentos, é obrigatório para que uma agroindústria possa comercializar produtos de origem animal, como carnes, leite e ovos.
O objetivo da Cidasc com o Sanitarista Junior é formar cidadãos mais conscientes sobre a importância da agropecuária para o Estado e da necessidade de cuidados sanitários para que esta atividade prospere e para que a saúde pública seja preservada. O tema é abordado de forma interdisciplinar e lúdica, com material didático apropriado à faixa etária.
Os profissionais da Cidasc foram recebidos na Escola Municipal Lígia Chaves Cabral pelo diretor Kelvin Bráz, pela professora Débora Cristina Bittencourt e pela representante da Secretaria de Educação de Lauro Muller Edilamar Comeli.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500