Foto: Departamento Regional da Cidasc de Chapecó.

O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Chapecó, por meio da Unidade Veterinária Local (UVL) de São Carlos, realizou uma aula inaugural do Projeto Sanitarista Junior, na Escola Professora Cleusa Guidane Huttmann, localizada no município de Planalto Alegre.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Chapecó.

Na terça-feira (26/03), o médico veterinário Joelson Marcolino Ramos, da UVL de São Carlos, teve a honra de conduzir as duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde, com um total de 41 alunos presentes. Durante a aula, os alunos receberam materiais de apoio e tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do Projeto Sanitarista Junior, assim como os princípios fundamentais da Defesa Sanitária Animal.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Chapecó.

O objetivo principal do projeto é educar e capacitar os jovens, proporcionando-lhes conhecimentos essenciais sobre a saúde animal e práticas sanitárias adequadas. Além disso, os alunos tiveram a chance de aprender sobre o Sistema de Identificação Individual e Rastreabilidade de Bovinos e Bubalinos de Santa Catarina (SRBOV-SC). Sistema que é possível acompanhar toda a movimentação dos animais (é possível, por exemplo, saber de qual município e de qual propriedade provém cada animal, onde nasceu e onde foi abatido), temas de grande relevância para a pecuária catarinense.

A Cidasc reitera seu compromisso em promover a educação sanitária e o desenvolvimento sustentável da agricultura em Santa Catarina, investindo na formação das futuras gerações de profissionais do setor agropecuário.

+Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.

Milhares de estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Junior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio ambiente e promoção da saúde humana.

O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.

Ficou interessado no Projeto Sanitarista Junior?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br

Alessandra Carvalho
Ouvidoria: 0800 644 8500