Os médicos veterinários Ody Hess Gonçalves e Flávia Harumi Scheffer Yamakawa, coordenadores Estaduais de Vigilância para Febre Aftosa e Síndromes Vesiculares (Cefav) da Cidasc, juntamente com o diretor de Defesa Agropecuária, Diego Rodrigo Torres Severo. Foto: Ascom/Cidasc.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), representada pela Diretoria de Defesa Agropecuária (Didag), está participando do Seminário Internacional Pré-Cosalfa 50, nos dias 22 e 23 de abril e da 50ª Reunião Ordinária da Comissão Sul-Americana de Combate à Febre Aftosa (Cosalfa), nos dias 25 e 26 de abril, no Rio de Janeiro. O encontro é uma oportunidade para discutir as estratégias de cooperação técnica e resoluções para as atividades desenvolvidas dentro do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA). 

Para participar dessas discussões, o diretor de Defesa Agropecuária da Cidasc, Diego Rodrigo Torres Severo está no evento, juntamente com os médicos veterinários Ody Hess Gonçalves e Flávia Harumi Scheffer Yamakawa, coordenadores Estaduais de Vigilância para Febre Aftosa e Síndromes Vesiculares (Cefav) da companhia. 

Foto: Ascom/Cidasc.

Desde 1988, com a implantação do seu primeiro plano de ação, o PHEFA teve um avanço em 98% das Américas, controlando, controlando, prevenindo e erradicando a Febre Aftosa do continente. Agora o PHEFA entra na sua última fase, na qual importantes desafios serão enfrentados como prioridade na região.

Este ano, durante a Cosalfa 50, será analisada a situação atual da Febre Aftosa na América do Sul e no mundo segundo os desafios do PHEFA. Além disso, os participantes deverão adotar resoluções para potencializar a cooperação técnica regional, com especial atenção aos territórios que ainda não têm o reconhecimento do seu status sanitário. Outro ponto alto do evento é para tratar sobre a atualização do projeto do Banco Regional de antígenos/vacinas contra a Febre Aftosa e a sinergia colaborativa público-privada para avançar nas estratégias regionais.

Foto: Ascom/Cidasc.

Previamente à Cosalfa 50, nos dias 22 e 23 de abril, aconteceu o Seminário Internacional “Perto da Erradicação Regional: Meio século de progresso”, com apresentação de trabalhos relacionados ao tema em sessão de pôsteres. A Cosalfa é formada por 26 representantes de 13 países da América do Sul e do Panamá. Os 13 países membros da Cosalfa são: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Venezuela e Uruguai.

A 50ª Cosalfa é promovida pelo Centro Pan-Americano de Febre Aftosa e Saúde Pública Veterinária (Panaftosa/SPV) da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas-OMS) com o apoio do Governo do Brasil, por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Foto: Ascom/Cidasc.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500