Arte: Ascom/Cidasc.

Educação Sanitária – Um dos pilares da Defesa Agropecuária Catarinense

O educador sanitário exerce um papel fundamental dentro da nossa sociedade, levando informações e orientando a população sobre medidas de higiene e normas sanitárias indispensáveis à manutenção da saúde pública. A educação sanitária é parte da missão da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e está interligada aos serviços prestados pela companhia, como a inspeção sanitária e programas de sanidade animal e sanidade vegetal.

Há dois grandes projetos voltados para a educação sanitária na Cidasc. O mais antigo é o Sanitarista Junior, que leva temas relacionados à defesa agropecuária para a sala de aula, atendendo ao ensino fundamental. No ano passado, 162 escolas foram parceiras do projeto, 567 professores foram capacitados e 5.287 estudantes formados como sanitaristas juniores, sendo capazes de compartilhar o conhecimento adquirido com suas famílias e amigos. 

Já o Sanitarista Acadêmico visa a aproximação entre escolas técnicas, faculdades e o serviço de defesa agropecuária. Os profissionais da Cidasc contribuem com a formação dos futuros profissionais, relatando a prática do trabalho, e mantêm-se atualizados sobre a produção de conhecimento relacionada ao agro. 

“Os estudantes participam de palestras, workshops e visitas técnicas, em que aprendem sobre as legislações sanitárias, métodos de controle de pragas vegetais e doenças dos animais, além de técnicas de inspeção de produtos de origem animal, classificação vegetal e fiscalização agropecuária. Este programa é fundamental para preparar futuros profissionais altamente qualificados para atuar na defesa agropecuária”, explica a coordenadora dos Projetos de Educação Sanitária e gestora estadual da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal, Fabiana Alexandre Branco.

A educação sanitária não se restringe a estes projetos específicos e está presente em toda a atuação da companhia junto aos produtores rurais e comunidade. “A Cidasc tem sido um pilar essencial na educação sanitária, promovendo ações educativas que visam prevenir e controlar doenças, proteger a saúde dos animais e garantir a segurança alimentar. Através de iniciativas abrangentes, a Cidasc tem conseguido conscientizar e engajar diversas comunidades sobre a importância das práticas sanitárias”, afirma Fabiana Alexandre Branco. 

O dia 11 de junho é dedicado aos educadores sanitários. Ser um educador sanitário é compartilhar saberes e promover a saúde pública, engajando todos no combate e prevenção de doenças e pragas. 

A conscientização das comunidades foi fundamental para a conquista e manutenção do status sanitário que Santa Catarina conquistou, livre de doenças como a febre aftosa e a peste suína clássica, e de pragas como o Moko da bananeira. No último ano, destaca-se ainda um forte trabalho de orientação sobre medidas preventivas contra a influenza aviária, doença que poderia acarretar fortes perdas para a avicultura catarinense. 

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500