Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Caçador promoveu, no dia 23 de maio, reunião com os produtores de maçã do município. O encontro teve como foco principal as doenças da macieira e a certificação fitossanitária, abordando especificamente os seguintes temas: Doenças da macieira: identificação e manejo; e Certificação fitossanitária da maçã para o cancro europeu.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

A organização e execução do evento foi uma parceria da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) por meio do escritório municipal e Estação Experimental de Caçador com a Cidasc. A reunião contou com 18 participantes, incluindo produtores de maçã, responsáveis técnicos, extensionistas rurais, pesquisadores da Epagri e a equipe do Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

Os temas foram apresentados em formato de palestras pelos engenheiros-agrônomos Cláudio Ogoshi, da Epagri EECd, que abordou diversas doenças que afetam a macieira, como a mancha foliar de gala, sarna da macieira, mancha foliar de marssonina, podridões de frutos, cancro europeu e fogo bacteriano, e Sergio Omar de Oliveira, do Departamento Regional da Cidasc de Caçador que tratou de aspectos relacionados ao cancro europeu, incluindo a sintomatologia, fatores predisponentes, distribuição da ocorrência no Estado de Santa Catarina e a certificação fitossanitária conforme disposto na Portaria da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) n.º 20/2023.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

As discussões se concentraram principalmente no cancro europeu, já que não há notificação oficial da doença em pomares no município de Caçador e região. Foi decidido que a Cidasc e os produtores realizarão um acompanhamento mais rigoroso como forma de prevenção e, se necessário, para a detecção precoce deste problema fitossanitário.

Durante a palestra, também foi discutido o programa e-Origem, ressaltando a necessidade de cadastrar a produção primária anualmente, implementando o processo de rastreabilidade.

O evento também foi prestigiado pelo engenheiro-agrônomo Fernando José Felix, pelo médico-veterinário Luis Felipe Sperry Bratti, gestor do Departamento Regional da Cidasc de Caçador, e a gestora administrativa financeira do Departamento Regional da Cidasc, Cristiane Torezan Franke.

Alessandra Carvalho
Ouvidoria: 0800 644 8500