
De 18 a 20 de junho, profissionais das áreas de Defesa Sanitária Animal, Vegetal e Inspeção da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) participaram de um treinamento intensivo para a utilização de drones em atividades de Defesa Agropecuária. O evento, realizado no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis, contou com a presença da presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, que deu as boas-vindas aos 26 participantes, destacando a importância da capacitação contínua.

O grupo, composto por médicos-veterinários, engenheiros-agrônomos e técnicos agrícolas, recebeu treinamento sobre o “Controle de ARP (Remotely Piloted Aircraft System) – Conceito e Utilização do Equipamento”. A capacitação abordou, tanto na teoria quanto na prática, aspectos fundamentais como legislação, manutenção, detecção de defeitos e reparos dos drones.

Durante o treinamento, foram utilizados três drones, incluindo um com alcance de até 20 km e outro com zoom de 28 vezes e autonomia de 45 minutos. Dois desses equipamentos foram adquiridos com recursos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o terceiro com recursos do Projeto Vespa-da-Madeira. Atualmente, a Cidasc possui 23 drones e está em processo de aquisição de mais 13, sendo três com recursos próprios e dez com recursos do Mapa.

O uso de drones para os órgãos de defesa agropecuária em todo o país, facilita o monitoramento e a investigação de doenças e pragas, fiscalização do trânsito de produtos agrícolas, ações de vigilância e outras atividades de defesa sanitária animal e vegetal. A Cidasc, comprometida com a saúde única, se antecipa ao processo, integrando esta tecnologia em suas operações.

A capacitação focou na pilotagem de drones para diversas atividades, com um início promissor nos monitoramentos de sítios de aves migratórias e plantações. O objetivo é otimizar as atividades de vigilância e defesa agropecuária, além de prevenir a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).

Participaram do treinamento, além dos profissionais da Cidasc, o Diretor de Defesa Agropecuária da Cidasc, Diego Rodrigo Torres Severo. O evento também contou com a visita do novo Diretor de Desenvolvimento Institucional, Bernard Borchardt, e do novo representante dos funcionários no Conselho de Administração da Cidasc, Paulo Tarcísio Domatos de Borba, que iniciarão suas novas funções em 1º de julho de 2024.
O treinamento foi ministrado pelo técnico em agropecuária Diego Vinícius Gonçalves, do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal (Dedev) da Cidasc, e por Walter Maia Gondim Neto, da empresa Drone Place.
Confira outras matérias sobre treinamentos realizados:
Curso capacita área técnica para uso de drones para fiscalização e vigilância
Decolagem tecnológica: profissionais da Cidasc se aperfeiçoam na pilotagem de drones
Profissionais da Cidasc realizam curso de pilotagem de drones
Cidasc treina novos profissionais para uso de drones em ações de defesa agropecuária
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500