Foto: Ascom/Cidasc.

O classificador da Cidasc, Ezequiel Pelentir, realizou no último mês, nas escolas do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Campos Novos e de Herval D’Oeste, uma apresentação educativa aos alunos participantes do Projeto Sanitarista Junior. A iniciativa visou mostrar como é feita a classificação vegetal, destacou sua importância na escolha dos consumidores e no aumento da rentabilidade dos produtores.

Foto: Ascom/Cidasc.

Durante a apresentação, Pelentir demonstrou as diferentes variedades de arroz e feijão produzidos e comercializados na região. Ele explicou para quais pratos cada variedade é mais indicada e ressaltou os ganhos nutricionais do consumo desses alimentos. No mostruário de arroz, estavam presentes: arroz em casca natural, em casca parboilizado, arroz integral, arroz basmati, arbóreo, vermelho e preto. Já entre os feijões, foram exibidos: carioca, preto, vermelho, azuki, rosinha, jalo, fradinho e branco.

Foto: Ascom/Cidasc.

Além das variedades, Pelentir abordou os possíveis defeitos que podem estar presentes nas amostras e embalagens dos produtos, e os parâmetros de qualidade, que definem os tipos de cada produto. Ele também incentivou o consumo de produtos in natura, destacando a importância de evitar alimentos ultraprocessados com a mensagem: “vamos desembalar menos e descascar mais”.

Essa ação educativa da Cidasc reforça o compromisso da companhia com a formação de jovens conscientes sobre a importância da agricultura e da alimentação saudável, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.

+Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.

Milhares de estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Junior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio ambiente e promoção da saúde humana.

O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.

Ficou interessado no Projeto Sanitarista Junior?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br

Alessandra Carvalho
Ouvidoria: 0800 644 8500