Foto: Ascom/Cidasc.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) comunica que está liberada a retirada, o consumo e a comercialização de ostras em todas as áreas de monitoramento do Estado (confira o mapa abaixo). A decisão foi tomada, nesta terça-feira (16/07), após as análises e avaliação do corpo técnico da Cidasc, da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (SAR), e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). 

Arte: Ascom/Cidasc.

A Cidasc alerta que, conforme informações recebidas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), responsável pelas análises da água de cultivo dos moluscos no Estado e pelo monitoramento das condições oceanográficas envolvidas, há uma corrente de água fria vinda do sul do país. 

“Essa corrente pode desencadear eventos de floração de microalgas em Santa Catarina, o que exige atenção redobrada das autoridades e dos produtores. Qualquer suspeita de intoxicação deve ser comunicada à Vigilância Sanitária e à Cidasc imediatamente”, informa o médico-veterinário e coordenador estadual da Sanidade de Animais Aquáticos da Cidasc, Pedro Mansur Sesterhenn. 

A Cidasc fará novas coletas para o monitoramento das áreas de produção de moluscos bivalves. Conforme os resultados dessas análises será mantida a liberação ou a interdição das áreas afetadas.

Monitoramento constante
Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos e realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo de moluscos bivalves. O Molubis: Programa Nacional de Moluscos Bivalves Seguros é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, permitindo maior segurança para os produtores e consumidores.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500