Foto: reprodução do vídeo/Youtube

O controle populacional de javalis foi tema da entrevista do nosso médico-veterinário Joel Gilberto Bialkowski ao canal do Youtube Dúvida Rural. Os javalis são uma espécie invasora e que ameaça tanto a fauna silvestre quanto animais de produção, como terneiros, ovelhas e potros. 

Na conversa com o entrevistador Alex Zechini, Joel Bialkowski explicou como é realizado o manejo dos javalis e como a Cidasc trabalha em parceria com a Polícia Militar Ambiental e com os agentes de manejo populacional, chamados popularmente de controladores. Estes têm capacitação e autorização para abater estes animais, seguindo as orientações sanitárias. 

Entre os assuntos tratados, foi abordada a proibição de comercialização da carne de javali. “Quanto vale a saúde da sua família?”, perguntou Bialkowski em um momento da entrevista. “Se oferecerem carne de javali, não compre. Por que não comprar? Porque não tem processo de inspeção sanitária”, completou ele, lembrando que todo produto de origem animal precisa de registro em serviço oficial de inspeção sanitária para ser comercializado. 

Por serem animais da mesma família dos suínos, os javalis estão sujeitos às mesmas doenças e por esta razão os agentes de manejo populacional seguem procedimentos determinados pela Cidasc. Eles só podem transportar as carcaças identificando o local onde foi feito o abate e devem colher uma amostra de sangue e entregá-la à Cidasc para análise. Os resultados contribuem para o monitoramento e prevenção de doenças que possam prejudicar a suinocultura. 

Confira a entrevista completa para conhecer mais a fundo o trabalho que é realizado pela Cidasc e demais envolvidos no controle desta espécie invasora, visitando o endereço: https://www.youtube.com/watch?v=6ZF9BMmVRsk

Para saber mais sobre manejo populacional, acesse este link do nosso site.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500