O programa Tá na Hora SC, do SBT, veiculou uma reportagem sobre a suspensão da retirada, comercialização e consumo de moluscos bivalves em Santa Catarina. A decisão foi tomada pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária e pela Cidasc para preservar a saúde dos consumidores. O repórter Thiago Pires e o cinegrafista Dilnei Pacheco estiveram na Cidasc e conversaram com o médico-veterinário Pedro Sesterhenn, responsável pelo Programa de Sanidade dos Animais Aquáticos e Abelhas, sobre o assunto.
Devido à proliferação de uma alga, a carne de moluscos como ostras, mexilhões e berbigões tem apresentado a toxina ácido ocadaico. Este fenômeno da maré vermelha é natural e a toxina não afeta a sanidade dos animais aquáticos, mas pode provocar sintomas gastrointestinais se houver consumo destes moluscos neste momento.
A Cidasc monitora as áreas de cultivo constantemente e deve liberar novamente a retirada dos moluscos quando as condições permitirem que isto seja feito sem oferecer risco à saúde dos consumidores.
Confira a íntegra da reportagem:
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500