Um dos mais tradicionais eventos do agro catarinense, a Agroponte, será realizado de 14 a 18 de agosto em Criciúma. A 13ª edição contará com 250 expositores, incluindo o estande conjunto da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária e de suas empresas públicas – Ceasa, Cidasc e Epagri – apresentando os programas que desenvolvem para apoiar o produtor e a agroindústria de Santa Catarina.
No entanto, o trabalho da Cidasc começa antes mesmo da abertura dos portões, durante a chegada dos animais para a exposição. As feiras agropecuárias precisam contar com um responsável técnico e a equipe da Cidasc fiscaliza a documentação e a condição geral sanitária dos animais, atendendo todos os requisitos da legislação de defesa sanitária animal vigentes.
Segundo o gestor do Departamento Regional de Criciúma da Cidasc, Daniel Remor Moritz, a Agroponte será uma oportunidade de estar próximo ao produtor e à comunidade, mostrando como o trabalho da defesa agropecuária beneficia a produção e a saúde pública. Ele informa ainda que as escolas participantes do projeto de educação sanitária Sanitarista Junior, desenvolvido pela Cidasc, visitarão o evento no segundo e terceiro dia, tendo mais uma oportunidade de vivenciar os conhecimentos trabalhados em sala de aula.
Dentro da programação da Agroponte, a companhia promove na sexta-feira, 16 de agosto, juntamente com a Epagri e o Núcleo Sul Catarinense de Médicos Veterinários, a palestra “Programa Novilho Precoce e Qualidade da Carne”. Este programa, capitaneado pela Cidasc desde 1993, é uma iniciativa para incentivar o melhoramento do rebanho bovino catarinense. Ele oferece incentivo financeiro, que pode chegar a 3,5% do valor pago pelo quilo de carcaça do animal abatido, visando melhorar a qualidade da carne ofertada reduzindo a idade do abate.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500