Como órgão oficial de defesa agropecuária de Santa Catarina, a Cidasc busca garantir a sanidade animal, a sanidade vegetal e a oferta de alimentos seguros ao consumo humano. Em várias atividades, atuamos em parceria com o setor produtivo e com outros entes públicos. 

Um exemplo é a Comissão Estadual de  Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos (CE-P2R2), da qual a Cidasc é um dos membros. Na terça-feira, 20 de agosto, os profissionais do Departamento Regional de Criciúma da Cidasc participaram de uma fiscalização móvel de trânsito realizada pelo grupo Operação de Fiscalização Preventiva no Transporte Rodoviário do CE-P2R2. 

A ação ocorreu no posto da Polícia Rodoviária Estadual, em Cocal do Sul. Também participaram a Polícia Militar Ambiental, o Instituto de Meio Ambiente (IMA), o Conselho Regional de Química (CRQ), a Fazenda Estadual e a Defesa Civil. 

As abordagens buscam identificar diferentes tipos de risco e orientar os motoristas sobre a prevenção deles. No que diz respeito à Cidasc foram fiscalizados veículos transportadores de animais vivos e cargas de produtos de origem animal. Este controle visa evitar a introdução de pragas e doenças que possam prejudicar a produção agropecuária e garantir que os produtos de origem animal atendam aos requisitos sanitários e sejam transportados de forma adequada. 

Na operação, nenhuma irregularidade sanitária foi constatada. Pela Cidasc, participaram os médicos-veterinários Carla Zoche (da área de inspeção sanitária), Giovanna Lemos Hermann e José Henrique de Oliveira (da área de defesa sanitária animal) e o engenheiro-agrônomo Clovis Adriano Teixeira Paes.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500